Publicidade/DigiSat

Em 3 meses, operação retira 7 toneladas de cabos irregulares instalados em postes de energia no RN

Segundo a Neoenergia Cosern, quantidade é 21 vezes maior que a mesma retirada de postes no mesmo período de 2022.

Por g1 RN em 27/04/2023 às 00:44:18
Fiscalização da Neoenergia Cosern tira cabos instalados de forma irregular no RN - Foto: Neoenergia/Divulgação/Reprodução

Fiscalização da Neoenergia Cosern tira cabos instalados de forma irregular no RN - Foto: Neoenergia/Divulgação/Reprodução

Entre janeiro e março, uma operação da Neoenergia Cosern tirou mais de 7 toneladas de cabos e outros equipamentos instalados irregularmente na rede de postes da distribuidora em todo o Rio Grande do Norte.

A quantidade de cabos retirados dentro da "Operação Ordenamento" é 21 vezes maior que o registrado no mesmo período de 2022. Todo o material pertence a empresas de telefonia e internet.

A cidade com o maior volume de fios, caixas de telecomunicações e outros equipamentos retirados da rede até agora foi Assu, no Oeste, com 2,8 toneladas.

Segundo a Cosern, a operação Ordenamento visa garantir maior segurança à população e ao sistema elétrico através da identificação e retirada de fios irregulares da rede, que soma quase um milhão de postes.

Ainda de acordo com a empresa, a medida garante a continuidade do fornecimento de energia elétrica com o mínimo de interrupções. Atualmente, 128 empresas de telecomunicações estão regularizadas com a Neoenergia Cosern através de contratos de uso compartilhado dos postes.

"Ao longo de todo o ano, nossas equipes desenvolvem a Operação Ordenamento com o objetivo coletivo de ampliar a segurança da população e mitigar os riscos de interrupção no fornecimento de energia a partir de sinistros envolvendo essa rede de telecomunicações", diz Júlio Giraldi, superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Cosern.

Ainda de acordo com ele, as de telefonia e internet precisam seguir regras impostas pelas agências reguladoras. Antes da instalação dos equipamentos nos postes, seguindo a legislação em vigor, as empresas de telecomunicações precisam encaminhar os projetos e aguardar a análise da concessionária que resultará na aprovação, ou não, da instalação.

"Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, repetidoras, mão francesa, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente", informou a companhia.

A quantidade de equipamentos instalados à revelia na rede de postes da Neoenergia Cosern e extraídos pelas equipes da distribuidora ao longo de 2022 bateu um recorde: 19,3 toneladas. Esse número representa aumento de 357% em relação ao ano de 2021.

Fonte: g1 RN

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais