Publicidade/DigiSat

Paraíba bate recorde de acidente de trabalho em 2022, alerta MPT

Dados atualizados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Por g1 PB em 04/04/2023 às 23:37:45
MPT-PB faz campanha de conscientização sobre acidente de trabalho - Foto: Reprodução/Ascom/MPT-PB.

MPT-PB faz campanha de conscientização sobre acidente de trabalho - Foto: Reprodução/Ascom/MPT-PB.

A Paraíba registrou, somente em 2022, 5,6 mil acidentes de trabalho e esse número de notificações ao SUS bateu o recorde histórico. De 2021 para 2022, o aumento no número de registros de acidentes no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) foi de 46% (passando de 3,8 mil para 5,6 mil). Com isso, a Paraíba registrou 15 acidentes de trabalho por dia. No estado, a cada 30 dias, em média, dois trabalhadores perdem a vida no trabalho. Os dados atualizados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

Segundo o Observatório, acidentes do trabalho e agravos afastaram 1,6 mil trabalhadores paraibanos das suas funções em 2022. O dado considera apenas empregados com carteira assinada. De 2007 a 2022, foram comunicados 35 mil acidentes de trabalho na Paraíba no emprego com carteira assinada.

A Campanha Abril Verde deste ano alerta para os altos índices de acidentes e adoecimentos de trabalhadores, bem como para a subnotificação dessas ocorrências. Traz como tema "O Trabalhador não é invisível. Todo acidente de trabalho deve ser notificado".

Campanha na Paraíba

Durante todo o mês de abril, várias ações serão desenvolvidas em vários municípios paraibanos, como palestras, cursos, passeio ciclístico, sessões em câmaras municipais e debates. Em João Pessoa, um passeio ciclístico será realizado no dia 29 de abril (sábado). Uma revista da série "MPT em Quadrinhos", especificamente sobre a campanha "O Trabalhador não é Invisível", já está disponível de forma online. Durante todo o mês, haverá publicações de vídeos e posts nas redes sociais do MPT.

Prédios públicos iluminados de verde

Prédios públicos no estado devem ser iluminados de verde durante o mês de abril. A Sede do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), em João Pessoa, e o prédio da Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande (PTM-CG), serão iluminados a partir desta segunda-feira (3) e permanecerão com a iluminação especial até o final de abril. O gesto é para alertar a sociedade sobre a importância desta causa e uma homenagem às vítimas de acidentes de trabalho.

Fonte: g1 PB

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais