Publicidade

Casos de varíola dos macacos em crianças aumentam no Ceará

Duas meninas e um menino, na faixa etária entre zero e nove anos, foram diagnosticados em Fortaleza.

Por g1 CE em 15/09/2022 às 20:56:19
Casos de varíola dos macacos em crianças aumentam no Ceará - Foto: Agência Brasil/Diulgação

Casos de varíola dos macacos em crianças aumentam no Ceará - Foto: Agência Brasil/Diulgação

Os casos de varíola dos macacos (monkeypox) entre crianças aumentou no Ceará, passando de um para três diagnosticados na faixa etária entre zero e nove anos. Os dados são da atualização desta quarta-feira (14) do "Painel de Monitoramento dos Casos de Monkeypox", disponível no IntegraSUS.

Conforme a plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), duas meninas e um menino, todos moradores de Fortaleza, aparecem como casos confirmados. Entre eles está a menina que foi a primeira criança diagnosticada no Estado.

Entre os principais sintomas registrados nas crianças com varíola dos macacos estão erupção cutânea, fraqueza, dor de cabeça, dor de garganta e febre.

40 casos em um dia

Ao todo, o Ceará registrou 146 casos da doença em 15 cidades. Quarenta casos foram confirmados no intervalo entre terça (13) e quarta-feira (14). Há ainda registro de um morador da Bahia e um do Piauí diagnosticados no Estado.

A maioria dos casos se concentra em Fortaleza, que registra 116 casos. Caucaia (5) e Maracanaú (4) aparecem em seguida com o maior número de registros. O número de casos suspeitos no Ceará são 337, já outros 428 foram descartados.

Os principais sintomas relatados pelos pacientes são:

  • Erupção cutânea: 111 pacientes
  • Febre: 85 pacientes
  • Lesão genital/perianal: 55 pacientes
  • Adenomegalia: 56 pacientes
  • Cefaleia (queda de cabelo): 57 pacientes

Fonte: g1 CE

Comunicar erro
Publicidade

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais