Publicidade/DigiSat

Manchas de óleo voltam a aparecer em praias do Litoral Sul do RN

Resíduos foram encontrados em Tibau do Sul, Nísia Floresta e Baía Formosa. Idema informou que ainda não é possível dizer se tem relação com o óleo encontrado em 2019.

Por g1 RN em 15/09/2022 às 21:01:41
Manchas de óleo foram encontradas no litoral potiguar - Foto: Reprodução/Divulgação

Manchas de óleo foram encontradas no litoral potiguar - Foto: Reprodução/Divulgação

Manchas de óleo voltaram a ser encontradas na manhã desta quinta-feira (15) em praias do Litoral Sul do Rio Grande do Norte, segundo confirmou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

As autoridades ambientais do estado ainda não sabem se o material é do mesmo tipo que apareceu no litoral do estado no segundo semestre de 2019.

Segundo o Idema, na manhã desta quinta-feira (15), a população detectou a presença de resíduos nas praias da Mina, em Tibau do Sul, Sagi, em Baía Formosa, e nas praias de Barreta e Búzios, em Nísia Floresta.

"O Instituto informa que estão sendo adotadas todas as medidas mitigadoras neste momento em relação ao reaparecimento de óleo, por meio das instituições das três esferas municipal, estadual e federal, através do Grupo de Monitoramento integrado pelo Ibama, Marinha do Brasil - Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), Ministério Público Federal e Defesa Civil Estadual", informou por meio de nota.

Ainda de acordo com o Idema, até o momento, não há como indicar relação dos fragmentos encontrados nas praias com o caso de 2019. "Somente após análise do material coletado é que será possível indicar relação ou não com o episódio anterior", complementa a nota.

O material deverá ser recolhido pelos municípios e passar por análise. Em caso de novos episódios, a população pode acionar o poder público, por meio do Disque 185 (Marinha do Brasil) ou a Defesa Civil - 3232-5155 / 190.

'Novo incidente', diz Marinha sobre manchas no NE

Manchas de óleo voltaram a sujar praias da região Nordeste desde agosto deste ano. No último sábado (10), no entanto, o 3º Distrito Naval da Marinha emitiu uma nota em que afirmou que a maior parte dos resíduos achados é de um "novo incidente" e não tem relação com as manchas que sujaram a costa da região em 2019.

Ainda de acordo com o comunicado, a suspeita levantada pelos investigadores é de que o material tenha sido lançado no mar após lavagens de tanques de um navio petroleiro.

As análises clínicas apontaram que os resíduos são de petróleo produzido no Golfo do México.

"A partir das análises de amostras de resíduos de óleo até agora efetuadas, há indicação de que houve um novo evento, cuja hipótese mais provável aponta para um incidente envolvendo petróleo cru, proveniente do descarte de água oleosa lançada ao mar, após a lavagem de tanques de navio petroleiro, em alto mar", diz a nota.

Fonte: g1 RN

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais