Publicidade/DigiSat

Volume de vendas no varejo sobe mais de 2% em fevereiro na Paraíba, diz IBGE

Resultado obtido ficou acima da média nacional de 1,1% e representa o segundo mês de alta do indicador, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

Por G1 PB em 14/04/2022 às 19:47:44
Comércio na Rua Maciel Pinheiro, em Campina Grande - Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba

Comércio na Rua Maciel Pinheiro, em Campina Grande - Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba

O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba aumentou 2,1% no mês de fevereiro em comparação ao mês de janeiro. O resultado ficou acima da média nacional de 1,1% e representa o segundo mês de alta do indicador, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na quarta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Embora esteja acima da média nacional (1,1%), o indicador foi o 12º menor do país. A receita nominal de vendas apresentou resultado positivo em fevereiro, de 2,4%, também com média maior que a brasileira (2,3%). Esse índice, na Paraíba, tem o terceiro mês de alta consecutivo com aumento de 2,2% em janeiro de 2022 e 0,8% em dezembro de 2021.

A Paraíba ainda apresentou uma queda de 3,9% no acumulado de 12 meses para o volume de vendas e aumento de 8,2% para a receita nominal de vendas do setor. Esses indicadores colocam a Paraíba na terceira e segunda pior posição entre todas as unidades da federação, respectivamente.

No acumulado de doze meses, a média brasileira apresentou resultados de 1,7% para o volume de vendas e 14,7% para a receita nominal de vendas. Essa diferença entre os resultados dos dois indicadores (volume e receita nominal) pode ser explicada pela inflação, medida pelo IPCA, em 10,54% para o mesmo período acumulado de 12 meses.

O comércio varejista ampliado paraibano, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou em fevereiro, em relação ao mês anterior, aumento tanto no volume (2,6%), quanto na receita (3,3%), demonstrando que, com o acréscimo dessas atividades no cálculo do setor comercial, os resultados melhoraram. No âmbito nacional, o varejo ampliado apresentou aumentos de 2,0% para o volume e 2,9% para a receita nominal.

A pesquisa também aponta que com o comparativo do mês de fevereiro de 2022 com mesmo mês do ano anterior (2021), existe um acréscimo na Paraíba de 13% na receita nominal e decréscimo de 1,9% no volume de venda, diferença que pode ser explicada pelo IPCA acumulado de mais de dois dígitos para o período.

Fonte: G1 PB

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais