Publicidade/DigiSat

Lewandowski diz que não há prazo para captura de fugitivos no RN

Criminosos foram vistos pela última vez na noite de sexta (16) quando invadiram uma casa que fica a 3 km da Penitenciária. Operação mobiliza 500 homens, segundo o ministro, que está na cidade para acompanhar as buscas pelos fugitivos.

Por g1 RN em 19/02/2024 às 09:24:24
Lewandowski diz que não pode afirmar que houve conivência na fuga dos presos de Mossoró e que todas as hipóteses estão sendo investigadas - Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Lewandowski diz que não pode afirmar que houve conivência na fuga dos presos de Mossoró e que todas as hipóteses estão sendo investigadas - Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse neste domingo (18) que não há prazo para a captura dos presos da penitenciária de segurança máxima de Mossoró.

Em coletiva realizada em Mossoró, Lewandowski afirmou que "possíveis falhas do presídio já estão sendo corrigidas para garantir a segurança máxima do local" e que "500 homens das diversas forças policiais estão empenhados na captura dos fugitivos".

Sobre as buscas, que já estão no quinto dia, o ministro alegou que a complexidade do terreno é um ponto de dificuldade para os trabalhos. "O terreno é complexo, coberto por mata, em uma zona rural e com uma área extensa. Além de ter rodovias, existem vias e pequenas estradas. O local tem casas esparsas. É um trabalho de busca complexo."

A operação conta com helicópteros, drones, cães farejadores e outros equipamentos tecnológicos sofisticados para auxiliar nas buscas pelos dois homens que fugiram do presídio federal na madrugada de quarta-feira (14).

Sobre as possibilidades que permitiram a fuga e que estão sendo investigadas, o ministro disse que ainda não é possível afirmar se houve conivência na fuga de Rogério Mendonça e Deibson Nascimento na quarta (14). "Todas as hipóteses estão sendo investigadas e virão a público no momento apropriado".

"Não há fragilidades no sistema penitenciário federal. Nós tivemos um caso pontual aqui na Penitenciária Federal de Mossoró, que não vai se repetir".

O ministro disse que a construção de muralhas nos presídios federais de segurança máxima já começaram e que o próximo local a receber uma obra deste tipo será o de Mossoró. "As demais medidas que nós anunciamos, sensores de presença, reconhecimento facial, iluminação, câmeras, o incremento da inteligência, a contratação de mais policiais penais federais, isso tudo está sendo providenciado."

As falhas estruturais encontradas no presídio de segurança máxima são antigas, de acordo com o ministro, porque o local foi construído em 2006. "Aqui em Mossoró, foram corrigidas imediatamente e nós estamos examinando se essas falhas estruturais se repetem também em outros presídios. É claro, aqui já estão sendo trocadas e reforçadas."

Policia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e polícias militares de Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco estão empenhadas na recaptura dos presos.

Lewandowski comentou que o inquérito policial que está sendo feito para apurar a fuga dos criminosos "também envolve peritos e perícias, que vão examinar as causas desta fuga do ponto de vista técnico, complementando aquilo que está sendo apurado na esfera administrativa e a Polícia Federal"

A cúpula do Ministério da Justiça e da Segurança Pública viajou para Mossoró neste domingo. Segundo o ministro, o objetivo é investigar os acontecimentos que levaram a fuga e "cuidar para que os fugitivos sejam capturados no prazo mais breve possível e corrigir eventuais falhas e garantir que o sistema prisional federal tenha segurança".

Lewandowski desembarcou no Aeroporto de Mossoró, por volta das 9h30 deste domingo (18), para acompanhar as investigações sobre a fuga do presídio federal, bem como o quinto dia de buscas pelos dois fugitivos. No final da tarde, retornou para Brasília.

"Haveremos de superar em breve essa situação adversa. Já demos conta de algumas medidas que pretendemos tomar a curto, médio e longo prazo, que serão definidas depois pelos nossos corpos técnicos", ressaltou.

Os trabalhos de buscas por Rogério Mendonça e Deibson Nascimento - fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró - entraram no quinto dia neste domingo (18). Os dois foram vistos pela última vez na noite de sexta (16) quando invadiram uma casa que fica a 3 km da Penitenciária.

A fuga aconteceu na última quarta-feira e é a primeira registrada na história do sistema penitenciário federal, desde sua criação em 2006.

Cães farejadores, helicópteros, e mais de 300 agentes de segurança das forças estaduais e federais trabalham nas buscas que se concentram em um perímetro de 15 quilômetros em torno do presídio.

Em alguns momentos, a polícia contou com a ajuda de moradores da região que conhecem a área de mata fechada. "Os policiais me chamaram hoje pra ser uma espécie de guia deles porque eu conheço muito a área. Na quinta-feira eu levei eles até o lugar das pegadas que era dentro de um terreno que eu já morei", disse o agricultor Manoel Honorato, de 62 anos.

Fotos dos fugitivos foram espalhadas por vários pontos das comunidades rurais próximas ao presídio.

Pistas

Na quarta-feira (14) - mesmo dia da fuga - uma casa foi invadida na zona rural de Mossoró, a cerca de 7 km da penitenciária. Objetos pessoais como camiseta e uma colcha de cama foram furtados.

A polícia foi acionada e fez buscas na área. Na quinta-feira (15) objetos foram encontrados em uma área de mata. Um dos moradores da região confirmou aos investigadores que, entre os itens, estava uma colcha de cama furtada de sua casa.

A Polícia Federal recolheu material biológico desta casa. As amostras encontradas serão confrontadas com informações genéticas dos fugitivos.

Já na sexta-feira (16), com a ajuda de cães farejadores, uma camiseta de uniforme de presidiário foi encontrada na mata.

Na noite de sexta os fugitivos invadiram uma casa na zonra rural, fizeram os moradores reféns, comeram, beberam água e roubaram dois celulares.

Fonte: g1 RN

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais