Publicidade/DigiSat

Pescador é detido por matar tubarão 'vulnerável a extinção'

A espécie tubarão-cabeça-chata está classificada como 'quase ameaçada' na escala de extinção.

Por g1 CE em 21/06/2023 às 16:12:57
Pescador é detido por matar tubarão vulnerável a extinção - Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Pescador é detido por matar tubarão vulnerável a extinção - Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Um pescador foi detido nesta terça-feira (20) e levado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente em Fortaleza por pescar e matar um tubarão incomum e que pode ser extinto devido à pesca predatória.

O tubarão-cabeça-chata foi encontrado no litoral de Fortaleza ilegalmente retirado do mar por um pescador. A ocorrência foi atendida por policiais do Batalhão do Meio Ambiente, e aconteceu na Praia do Titanzinho. A espécie é classificada como "vulnerável de extinção".

O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) informou que, ao chegar no local, o animal, de aproximadamente 1,4 metro, estava morto na faixa de areia.

O professor adjunto Vicente Faria, da Universidade Federal do Ceará (UFC) explicou que essa espécie é conhecida na fauna cearense, e tem hábitos costeiros e pode adentrar rios e lagos. A retirada indiscriminada desse animal do seu habitat natural altera significativamente o meio ambiente, segundo o especialista em tubarões e raias.

Devido à condição do animal, segundo o professor, a pesca dele é proibida. "Portanto, ela teve a captura recentemente considerada proibida por todo o território nacional", comentou o professor.

Fonte: g1 CE

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais