Publicidade/DigiSat

Lula convida presidentes da América do Sul para reunião em Brasília

Chefes de Estado debaterão, em encontro a ser realizado no próximo dia 30 na capital, a cooperação em temas como a saúde, defesa e mudança do clima

Por Victor Correia em 05/05/2023 às 23:12:12
Lula recebeu o presidente da Argentina, Alberto Fernández, esta semana - (crédito: Reprodução/AFP)

Lula recebeu o presidente da Argentina, Alberto Fernández, esta semana - (crédito: Reprodução/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou todos os presidentes da América do Sul a participarem de uma reunião, em Brasília, no dia 30 de maio. O anúncio foi feito, em nota, pelo Ministério das Relações Exteriores. Ainda não há mais detalhes, como o local da reunião.

Segundo o Itamaraty, a cúpula deve debater temas em comum, como as perspectivas para a região, bem como a reativação da agenda de cooperação sul-americana em saúde, mudança do clima, defesa, infraestrutura, energia, combate aos crimes internacionais, entre outros assuntos.

"Como indicou o Presidente da República aos seus pares regionais, 'é imperioso que voltemos a enxergar a América do Sul como região de paz e cooperação, capaz de gerar iniciativas concretas para fazer frente ao desafio, que todos compartilhamos e almejamos, do desenvolvimento sustentável com justiça social'", citou o ministério.

Lula vem exercendo uma agenda de reaproximação com os países vizinhos. Na terça (2/5), o presidente esteve com o homólogo argentino, Alberto Fernández, e prometeu que fará "todo e qualquer sacrifício" para ajudar a Argentina a sair da crise econômica atual.

Fonte: Correio Braziliense

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais