Publicidade/DigiSat

Lula reĂșne-se com presidente do Paraguai em Foz do Iguaçu

Segundo o Itamaraty, no encontro desta quinta (16/3), os presidentes celebraram o pagamento total da dĂ­vida de Itaipu e discutiram a finalização de duas pontes na fronteira

Por Victor Correia em 16/03/2023 às 21:50:35
(crédito: Ricardo Stuckert)

(crédito: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, realizaram nesta quinta-feira (16/3) uma reunião bilateral, em Foz do Iguaçu, sobre a cooperação entre os dois países. O encontro ocorreu durante a posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, da qual os chefes de Estado participaram.

Em nota, o Itamaraty revelou que ambos os presidentes celebraram o pagamento total da dívida referente à construção da usina de Itaipu, com a assinatura de um tratado que estĂĄ prestes a completar 50 anos. A última parcela foi quitada pela empresa em 28 de fevereiro, no valor de US$ 115 milhões. Ao todo, a Itaipu Binacional repassou mais de US$ 20 bilhões ao Brasil e ao Paraguai.

"A Hidrelétrica de Itaipu é símbolo da amizade entre o Brasil e Paraguai e constitui marco histórico da parceria bilateral", escreveu o Ministério das Relações Exteriores. O chanceler Mauro Vieira também estava presente, bem como o homólogo paraguaio, Julio César Arriola.

Lula e Benítez discutiram ainda sobre os avanços nas obras da Ponte da Integração, a segunda que liga o Brasil e o Paraguai, após a Ponte da Amizade. A estrutura foi concluída no fim do ano passado, em Foz do Iguaçu, mas ainda não tem data para ser entregue. Segundo o Itamaraty, isso deve ocorrer "nos próximos meses". Os presidentes falaram também sobre a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no Paraguai, da Rota Bioceânica. Segundo o governo paraguaio, cerca de 13% da obra estĂĄ completo.

Segundo o Itamaraty, Lula destacou a Benítez que a relação com o Paraguai é prioridade para a política externa brasileira, bem como a integração da América do Sul.

Fonte: Correio Braziliense

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

ComentĂĄrios

Publicidade/Armarinho Morais