Publicidade/DigiSat

Colisões em postes deixaram 225,4 mil clientes sem energia elétrica na PB em 2022

Apenas entre dezembro de 2022 e início deste mês, a Energisa já contabilizou 42 acidentes com abalroamento em postes, impactando 3.263 clientes

Por Portal Correio em 12/01/2023 às 08:19:41
Foto: Alisson Correia/Portal Correio

Foto: Alisson Correia/Portal Correio

Em 2022, 435 postes foram atingidos por veículos em acidentes na Paraíba, deixando 225,4 mil clientes sem energia elétrica. Apenas entre dezembro de 2022 e na primeira semana de janeiro deste ano, a Energisa já contabilizou 42 acidentes com abalroamento em postes, impactando 3.263 clientes. Durante o verão e nos meses de férias, especialmente em janeiro, além de festividades de fim de ano e Carnaval, esse tipo de acidente cresce.

"Nessa época, os cuidados do motorista precisam ser redobrados, estando mais atento aos riscos e atuando preventivamente. É muito importante adotar uma atitude mais segura no trânsito, seja quando estiver como motorista, pedestre ou ciclista", reforça o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Juliano Chandretti. Para isso, valem aqueles conselhos básicos: não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, respeitar os limites de velocidade, não usar celular enquanto dirige e manter uma distância segura em relação ao veículo da frente.

Para garantir a continuidade do fornecimento de energia de forma rotineira, a Energisa tem investido em diversas práticas e tecnologias. Uma delas é a instalação de religadores automáticos, incluindo o sistema Self Healing, que permitem a recomposição inteligente do sistema em até 60 segundos após a identificação da ocorrência, isolando o problema causado pelo abalroamento.

"Também é possível atuar de forma remota, isolando os defeitos de forma telecomandada. Mas, existem casos em que o dano à rede é tão grave que?mesmo com nossa tecnologia para minimizar a quantidade de clientes atingidos, o fornecimento da região mais próxima da ocorrência pode ficar comprometido durante as manobras da equipe", destaca Danielly Formiga.

Consequências

Com base nos artigos 186 e 927 do Código Civil, no caso de abalroamento em postes, o motorista que provocou o acidente deve pagar pelos danos causados. Após o ocorrido, uma equipe da Energisa entra em contato com o responsável para que o poste, os equipamentos e o serviço sejam ressarcidos. O valor pode ser negociado e pago parcelado ou à vista.

Outro aspecto importante é o de segurança. Com o impacto da batida, pode haver ainda o risco de choque elétrico tanto para o acidentado como para quem está nas proximidades devido a possibilidade de rompimento de cabos de energia.

Por isso, a Energisa orienta que, se possível, os ocupantes do veículo envolvido no acidente esperem o socorro/atendimento dentro do carro, sem tocar o chão, partes metálicas e cabos, e esperar uma equipe da concessionária chegar ao local e realizar os procedimentos necessários com segurança. Quem passar perto da colisão deve manter distância e avisar imediatamente a Energisa por meio do 0800 083 0196.

Fonte: Portal Correio

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais