Publicidade/DigiSat

Regularização de tĂ­tulo eleitoral leva TSE a suspender outros serviços

Solicitações virtuais de tĂ­tulos e requerimentos continuam disponĂ­veis

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Edição: Maria Claudia em 04/05/2022 às 19:43:57
- Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

- Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O aumento no número de atendimentos registrados pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para solicitação virtual de títulos de eleitor e requerimentos de alistamento eleitoral (RAEs) nos cartórios, na reta final do cadastramento, levaram o TSE a tirar do ar, temporariamente, alguns serviços que não impactam a retirada do título ou a regularização do registro do eleitor."

De acordo com o tribunal, mais de 1,1 milhão de atendimentos a eleitores foram feitos em 36 horas por meio dos sistemas Título Net e Elo. "Ao todo, até as 15h de terça (3), foram 640 mil solicitações realizadas de forma virtual (Título Net) e 527 mil requerimentos de alistamentos eleitorais (RAEs) nos cartórios (sistema Elo), o que totaliza 1,167 milhão de atendimentos em 36 horas", informou o TSE.

Entre os serviços que podem ser acessados via Título Net estão requerimento da primeira via do título (alistamento), mudança de domicílio eleitoral (transferĂȘncia), alteração de dados pessoais e local de votação para eleitores com mobilidade reduzida, além da revisão para regularização da inscrição cancelada.

"Por conta do alto volume de solicitações na reta final, antes do fechamento do cadastro de eleitores, a Justiça Eleitoral (JE) priorizarĂĄ os atendimentos no Título Net e no sistema Elo. Assim, serviços como os do aplicativo e-Título, que não impactam a retirada do título ou a regularização do registro do eleitor, estarão fora do ar até o dia 5 de maio", justificou o tribunal.

Ainda segundo o TSE, solicitações de emissão, transferĂȘncia ou regularização do título feitas até as 23h59 de quarta-feira (4) terão os pedidos analisados e decididos em tempo hĂĄbil pela Justiça Eleitoral.

"O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet na pĂĄgina do TSE", acrescenta o tribunal, ao informar que os requerimentos apresentados até esta data serão examinados e respondidos no prazo de um mĂȘs, e que não serão permitidas emissões, transferĂȘncias e mudanças de cadastro eleitoral a partir de quinta-feira (5).

O TSE informou que divulgarĂĄ pela internet, em 11 de julho, o quantitativo final de eleitoras e eleitores aptos a votar em cada município.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

ComentĂĄrios

Publicidade/Armarinho Morais