Publicidade/DigiSat

Seca grave segue estável, mas ainda alcança 32% do território da Paraíba

Segundo levantamento da ANA, outros 32% do território paraibano estão com seca moderada e 21% com seca fraca

Por Portal Correio em 31/03/2022 às 18:23:09
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

De acordo com dados do mês de fevereiro do Monitor das Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), 32% do território paraibano apresentava seca grave. O índice permaneceu estável em relação a janeiro.

Ainda segundo o levantamento, outros 32% do território paraibano estão com seca moderada e 21% com seca fraca. No total, 85% da área do estado sofre com o fenômeno.

Segundo a Agência, essa é a situação mais branda do fenômeno desde outubro de 2021, quando 27% da Paraíba passou por seca grave. Em relação a área total com seca, o índice de fevereiro é o menor desde dezembro de 2020, quando 83% do território paraibano passou por seca.

Nordeste

No Nordeste, a área com seca avançou de 34% para 36%, mas segue sendo a menor em termos percentuais entre as quatro regiões.

Os estados mais afetados pelo fenômeno atualmente são Rio Grande do Norte e Sergipe, que apresentam 100% do território registrando seca a 1 ano e 3 meses e 1 ano e 5 meses seguidos, respectivamente.

No país

Assim como em janeiro, cinco estados registraram seca em 100% do território no último mês: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Somente duas unidades da Federação ficaram livres do fenômeno em fevereiro: Distrito Federal e Espírito Santo.

Os demais 14 estados acompanhados pelo Monitor apresentam entre 10,6% e 97,9% de suas áreas com o fenômeno, sendo que para percentuais acima de 99% considera-se a totalidade dos territórios com seca.

Fonte: Portal Correio

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais