Publicidade/DigiSat

Covid: RN registra taxa de ocupação de UTIs de 50% e Região Metropolitana chega a 60%

Número de leitos atualmente é menor comparado ao da segunda onda da pandemia, quando chegou a ter até 411 UTIs públicas disponíveis.

Por G1 RN em 19/01/2022 às 15:27:00
UTIs tiveram crescimento - Foto: Sandro Menezes

UTIs tiveram crescimento - Foto: Sandro Menezes

O Rio Grande do Norte registra nesta quarta-feira (19) uma taxa de ocupação dos leitos críticos contra Covid de 51,3%. É o que aponta a plataforma Regula RN, que monitora a situação da rede pública em todo o estado. A consulta foi feita às 8h15.

De acordo com o sistema, a Região Metropolitana de Natal chegou a 63,2% de ocupação nesta quarta. A Região Oeste tem 41,7% e o Seridó 20%.

Os leitos públicos de UTI têm registrado uma crescente na ocupação nos últimos dias. No último dia 14, segundo a plataforma, atingiu 50% de ocupação quase dois meses depois de ter chegado a essa marca pela última vez, em 15 de novembro de 2021.

De acordo com a plataforma, há atualmente 61 pacientes em leitos críticos de UTI na rede pública.

Taxa de ocupação de leitos atual, de acordo com o Regula RN - Foto: Reprodução/Divulgação

Cinco dos hospitais registram 100% de ocupação no estado: o Hospital João Machado, o Hospital dos Pescadores, o Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, o Hospital Rafael Fernandes e o Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade.

Apesar do aumento da taxa de ocupação, o número de leitos disponíveis para a Covid é menor do que nos picos das duas primeiras ondas da doença, sobretudo na segunda, quando o estado chegou a ter até 411 leitos de UTI disponíveis para a Covid, em junho de 2021.

A partir de julho do ano passado, com a queda nos índices da pandemia, somados ao aumento da vacinação, o estado passou a reverter leitos de UTI Covid para UTI geral. Atualmente, segundo o Regula RN, há cerca de 120 leitos de UTI operacionais (não-bloqueados).

Situação da pandemia

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o RN teve 975 novos casos confirmados e notificados de Covid entre segunda-feira (17) e terça-feira (18).

O aumento de casos acontece justamente após a chegada da variante ômicron, em dezembro, ao estado. Ela é considerada pelos especialistas como uma variante de maior contágio.

A procura por testes e exames têm crescido nas últimas semanas em cidades como a capital Natal. Um dos Centros de Enfrentamento à Gripe, da prefeitura, precisou fechar as portas mais cedo nesta terça-feira (18) devido à alta demanda.

Os laboratórios particulares da capital potiguar registram aumento de até 400% na quantidade de exames realizado em janeiro no comparativo com dezembro do ano passado. Desde o fim de dezembro, hospitais privados também têm sofrido com o crescimento nos atendimentos.

Diante do cenário, o estado decidiu passar a cobrar o passaporte vacinal para acesso a estabelecimentos fechados e também aos abertos que tenham mais de 100 pessoas.

Vacinação

O Rio Grande do Norte começou a vacinar as crianças entre 5 e 11 anos de idade contra a Covid no sábado (15) em um ato simbólico em São Gonçalo do Amarante. Um menino de 9 anos foi a primeira criança imunizada no estado. A capital Natal começou a vacinar nesta terça-feira (18) as crianças.

Fonte: G1 RN

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais