Segunda, 14 de Julho de 2025 03:07
83999372115
Política Crise do IOF

Após redistribuição, Moraes é escolhido relator de ação sobre IOF

Ação ajuizada pelo Psol questiona o decreto aprovado na Câmara dos Deputados que sustou os efeitos do decreto presidencial

30/06/2025 18h08
Por: Redação Fonte: CNN por Maiara Marinho
Diante da afinidade entre os temas das ações do Psol e do PL, Barroso determinou a redistribuição para não haver risco de decisões contraditórias - (crédito: Ed Alves CB/DA Press)
Diante da afinidade entre os temas das ações do Psol e do PL, Barroso determinou a redistribuição para não haver risco de decisões contraditórias - (crédito: Ed Alves CB/DA Press)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi definido nesta segunda-feira (30/6) o relator da ação apresentada pelo Psol contra a derrubada do decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Inicialmente, o caso havia sido sorteado para o ministro Gilmar Mendes. O tema foi redistribuído após pedido feito ao presidente Luís Roberto Barroso, já que Moraes é relator de outro processo do PL, que contesta os decretos do Executivo sobre o tema.

Na última quarta-feira (25), a Câmara dos Deputados derrubou as alterações feitas no IOF após o Ministério da Fazenda consolidar um texto em meio a críticas do setor econômico. Na ação apresentada pelo Psol, a sigla argumenta que o Congresso teria extrapolado as competências ao anular os atos do Executivo, defendendo que as medidas presidenciais estavam dentro dos limites constitucionais.

Já o PL questiona a constitucionalidade dos decretos editados pelo presidente da República. Diante da afinidade entre os temas das ações do Psol e do PL, Barroso determinou a redistribuição para não haver risco de decisões contraditórias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias