Publicidade/DigiSat

Nenhum partido aliado a Bolsonaro participa do teste do voto digital do TSE

TSE começa Teste PĂșblico de Segurança (TPS) do sistema eletrônico para as eleições do próximo ano. Nenhum partido aliado do presidente Jair Bolsonaro, que fez vĂĄrias crĂ­ticas ao voto digital, estĂĄ participando do evento

Por Luana Patriolino em 23/11/2021 às 16:54:34
As urnas eletrônicas foram alvo do presidente, que, várias vezes, disse que venceu a última corrida presidencial no primeiro turno - porém jamais comprovou isso - (crédito: FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AB

As urnas eletrônicas foram alvo do presidente, que, várias vezes, disse que venceu a última corrida presidencial no primeiro turno - porém jamais comprovou isso - (crédito: FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AB

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou, ontem, o Teste PĂșblico de Segurança (TPS) do sistema eletrônico das eleições de 2022. Ao todo, 26 investigadores vão colocar em prĂĄtica 29 planos de ataque aos equipamentos e sistemas para avaliar a segurança das urnas. Segundo a Corte, o nĂșmero de inscritos é o maior jĂĄ registrado.

Duas universidades, o Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Procuradoria-Geral Eleitoral e o Partido Verde (PV) manifestaram interesse em inspecionar as mĂĄquinas. Mesmo com a antecedĂȘncia e a possibilidade de fiscalização aberta hĂĄ quase trĂȘs meses, não hĂĄ, por exemplo, partido aliado do governo do presidente Jair Bolsonaro ou mesmo membro do Ministério PĂșblico que tenha se inscrito, até o momento, para participar do evento.

A fase de testes é o segundo momento do processo eleitoral — o primeiro é a abertura do código-fonte. As ações de inspeção ao sistema foram adiantadas, pois o procedimento estava previsto para o segundo trimestre do ano que vem. O ministro LuĂ­s Roberto Barroso, presidente do TSE, destacou a importância do aperfeiçoamento.

"Estamos em um amplo trabalho contra a desinformação. O TPS é o momento em que a sociedade colabora com a segurança das urnas para indicar formas de correção", afirmou o ministro, antes do começo da fase de ataques ao sistema eleitoral.

O TSE colocou à disposição dos participantes computadores, urnas, impressoras, ferramentas e insumos no terceiro andar do edifĂ­cio-sede da Corte, em BrasĂ­lia. O evento deve durar até a próxima sexta-feira, e o objetivo é corrigir, antes das eleições de 2022, possĂ­veis vulnerabilidades dos softwares e hardwares que venham a ser identificadas pelos participantes.

Para Barroso, é uma parceria para melhorar o sistema eleitoral. "Aprimorar os sistemas mediante ataques de pessoas fĂ­sicas, hackers do bem, que queiram tentar vulnerar as diferentes camadas do sistema", salientou.

De acordo com o ministro, se vulnerabilidades forem encontradas, serão corrigidas. Por causa disso é que haverĂĄ um novo teste para verificar se o sistema continua com alguma fraqueza.

Fonte: Correio Braziliense

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

ComentĂĄrios

Publicidade/Armarinho Morais