Os suspeitos de envolvimento no latrocínio que deixou uma turista de Macapá (AP) morta e o companheiro dela, um turista inglês, baleado em uma pousada de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, usaram camisas com uma logomarca fictícia durante a fuga para despistar as investigações.
As informações foram divulgadas pela Polícia Civil do Ceará durante coletiva nesta quarta-feira (31). Duas camisas vermelhas com uma logomarca fictícia de uma distribuidora foram apreendidas durante a captura dos suspeitos. Para a polícia, eles se disfarçaram para se passar por entregadores e assim cometer o crime.
Três suspeitos já foram presos, mas o homem que atirou nas vítimas continua foragido, segundo a polícia.
O crime aconteceu na tarde de segunda-feira (29), quando um homem abordou o casal na recepção da pousada no momento em que eles deixariam a hospedagem.
As vítimas tentaram escapar, mas foram baleadas pelo criminoso, que fugiu sem levar nada.
Segundo a polícia, os suspeitos sabiam que o casal de turistas estava com cerca de R$ 40 mil em espécie. A turista amapaense Mary Oliveira, de 46 anos, morreu no local. O britânico Phil Gray, de 38 anos, foi atingido por três tiros e foi internado em um hospital de Fortaleza.
Em vídeo obtido pela polícia, os criminosos se reuniram em uma via após a tentativa de assalto ao casal. Dois suspeitos estavam em uma motocicleta e outros em um carro, que deu apoio à fuga.
Nas imagens, é possível ver o momento em que um dos suspeitos retira uma camisa clara e fica apenas com uma camisa vermelha, que tem a marca fictícia da distribuidora.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez, as camisas foram utilizadas pelos suspeitos durante a tentativa de assalto à pousada.
"Dois indivíduos chegaram numa moto utilizando essas camisas que foram apreendidas no intuito ali de confundir as vítimas e se passar ali por entregadores ou alguém que tava prestando algum tipo de serviço", afirmou o delegado em entrevista à TV Verdes Mares.
Segundo Gutiérrez, já foram identificadas cinco pessoas com participação direta no crime. A polícia não descarta que haja mais pessoas envolvidas, incluindo as que possam ter passado informações privilegiadas sobre o dinheiro em posse do casal de turistas.
O delegado informou, também, que o carro que deu apoio à fuga também foi apreendido e que o grupo de pessoas capturadas é de Fortaleza.
Abordagem feita em inglês
Segundo a filha da turista Mary Oliveira, que morreu na ação, o suspeito que abordou o casal falou em inglês com eles no momento da ação.
"Ontem a gente conseguiu fazer uma chamada de vídeo com o meu padrasto, pela primeira vez depois de tudo o que aconteceu e ele falou que assim que o assaltante chegou ele já veio em inglês falando 'give me the bag', que é 'me dê a bolsa' e a gente já achou tudo muito estranho", disse Clara Thalia ao g1.
O casal estava com uma alta quantia em espécie e havia trocado o dinheiro em uma casa de câmbio no bairro Aldeota, em Fortaleza, antes de seguir para uma pousada na Praia do Cumbuco, em Caucaia. O britânico havia convertido os valores da libra esterlina para o real.
O corpo da amapaense Mary Oliveira, de 46 anos, foi sepultado nesta quinta-feira (1º) no Cemitério São José, na Zona Sul de Macapá. Já Phil, que foi atingido por três tiros, está internado em um hospital de Fortaleza, aguardando uma cirurgia.
Três suspeitos foram presos na terça-feira (30):
Na ocasião das prisões, os agentes apreenderam com o trio celulares, uma camisa e um capacete utilizados no crime. Os três presos foram conduzidos à sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, onde foram autuados por latrocínio.
Mín. 21° Máx. 29°