21°C 31°C
Uiraúna, PB
Publicidade

Suspeito de aplicar golpes em assistidos da Defensoria Pública do RN é preso em SP

Instituição havia emitido uma nota pública, neste mês de março, alertando contra esse golpe. Suspeito foi encontrado com submetralhadora e porções de drogas.

22/03/2025 às 14h51
Por: Redação Fonte: g1 RN
Compartilhe:
Computadores, celulares e uma submetralhadora foram apreendidos com o suspeito - Foto: Divulgação/Polícia Civil
Computadores, celulares e uma submetralhadora foram apreendidos com o suspeito - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 26 anos foi preso, na cidade de São Paulo, suspeito de aplicar golpes contra assistidos da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte e clientes de advogados privados. A instituição havia emitido uma nota pública, neste mês de março, alertando contra esse golpe.

O homem foi preso na manhã de sexta-feira (21) em uma operação conjunta entre as polícias civis do Rio Grande do Norte e de São Paulo. Segundo a polícia, pelo menos 17 pessoas foram vítimas do criminoso e tiveram prejuízos financeiros, além de abalos emocionais decorrentes do golpe.

O suspeito usava falsas identidades de defensores públicos do RN e advogados para convencer as vítimas a realizarem transferências bancárias, alegando liberação de valores judiciais.

O suspeito foi encontrado pelos policiais com:

  • diversos aparelhos celulares;
  • notebook e chips de linhas telefônicas;
  • uma balaclava;
  • porções de drogas e uma balança de precisão;
  • uma submetralhadora.

Por conta do material encontrado com ele, o suspeito também foi autuado em flagrante pela prática dos crimes de receptação, tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

A polícia também constatou que contra o homem havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo com uso de arma de fogo.

Como ele atuava?

De acordo com as investigações, o suspeito acessava indevidamente processos judiciais no sistema interno da Justiça, utilizando indevidamente um token profissional.

Com base nas informações sigilosas dos autos, entrava em contato com as vítimas através de um aplicativo de mensagens.

Os acessos indevidos foram identificados pela Polícia Civil, que descobriu que eles eram vinculados a um único cadastro profissional.

A Polícia Civil, então, conseguiu identificar que o criminoso - que ainda estava em contato com algumas vítimas - estava em São Paulo.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito, que já era condenado por outro crime, vai cumprir, inicialmente, 8 anos, 10 meses e 20 dias de prisão.

Quem participou da ação

A investigação foi conduzida por policiais civis da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP).

A ação contou ainda com o apoio do Setor de Investigações Gerais da Delegacia Seccional de Polícia de Mogi das Cruzes (PCSP), responsável por realizar a prisão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uiraúna, PB
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 31°

24° Sensação
2.58km/h Vento
86% Umidade
100% (11.75mm) Chance de chuva
05h34 Nascer do sol
05h29 Pôr do sol
Qua 32° 21°
Qui 32° 20°
Sex 32° 22°
Sáb 32° 22°
Dom 34° 22°
Atualizado às 21h07
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias