21°C 31°C
Uiraúna, PB
Publicidade

Novas abordagens para alisamento capilar ganham espaço

Engenheira química desenvolveu uma técnica de escova progressiva sem formol, substituindo a substância cancerígena por ativos que mantêm a eficácia...

20/03/2025 às 11h50
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Petit Salon
Petit Salon

O mercado de beleza tem registrado um aumento na busca por procedimentos capilares que utilizam alternativas ao formol nos alisamentos. A substituição dessa substância, classificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como potencialmente cancerígena e cujo uso em cosméticos é limitado a concentração de 0,2%, tem levado ao desenvolvimento de novas formulações para atender à crescente demanda por procedimentos menos agressivos.

Uma dessas abordagens foi desenvolvida pela engenheira química Marjorie Coutinho, que possui experiência em técnicas de alisamento. O método elimina o uso de formol e utiliza combinações de ativos que buscam modificar temporariamente a estrutura dos fios sem comprometer sua integridade. “O método oferece o mesmo resultado visual de uma escova progressiva tradicional, mas sem os efeitos colaterais, como irritação nos olhos, ardência na garganta e desconforto respiratório”, explica Coutinho. “Nosso objetivo era criar uma solução que não apenas alisasse os cabelos, mas também preservasse a saúde de quem aplica e de quem recebe o procedimento”, complementa.

Estudos sobre a interação entre novos componentes e a estrutura dos fios de cabelo têm embasado a evolução dessas técnicas. Segundo Maria Silva, doutora em Química pela Universidade de São Paulo (USP), “o desenvolvimento de novas formulações busca alterar temporariamente a estrutura dos fios sem comprometer sua integridade”.

De acordo com a ABIHPEC, 73% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos personalizados, indicando uma busca por soluções que atendam às suas necessidades específicas, possivelmente incluindo a ausência de componentes tóxicos.

A adoção dessas técnicas reflete um movimento do setor em direção a opções alinhadas às mudanças regulatórias e preferências dos consumidores. Os profissionais da área estão cada vez mais atentos à segurança dos produtos utilizados nos procedimentos estéticos.

O avanço das pesquisas e a ampliação da regulamentação sobre ingredientes utilizados nos procedimentos estéticos devem continuar influenciando as tendências do setor nos próximos anos.


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uiraúna, PB
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 31°

24° Sensação
2.58km/h Vento
86% Umidade
100% (11.75mm) Chance de chuva
05h34 Nascer do sol
05h29 Pôr do sol
Qui 32° 20°
Sex 32° 22°
Sáb 32° 22°
Dom 34° 22°
Seg ° °
Atualizado às 21h07
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias