21°C 31°C
Uiraúna, PB
Publicidade

Criminosos atacam provedoras de internet no Ceará e ateiam fogo em empresa

Na semana passada, operação policial prendeu 24 membros do Comando Vermelho suspeito de envolvimento na onda de ataques contra empresas do setor. Não há informações sobre se o ataque ocorrido nesta segunda-feira (17) foi coordenado pela mesma facção.

17/03/2025 às 23h11
Por: Redação Fonte: g1 CE - Redação g1 CE
Compartilhe:
Criminosos voltam a atacar empresas provedoras de internet no Ceará - Foto: Reprodução
Criminosos voltam a atacar empresas provedoras de internet no Ceará - Foto: Reprodução

Três empresas provedoras de internet foram alvos de ataques criminosos no Ceará na madrugada desta segunda-feira (17). Dois deles foram em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza; e o outro ocorreu em Caridade, no interior do Ceará.

Os ataques contra os provedores de internet no Ceará têm ocorrido desde fevereiro. A facção exige dinheiro de operadoras de internet para permitir a oferta do serviço e promove ações de retaliação contra as provedoras que recusam pagar a "taxa".

Os ataques incluem tiros contra a fachadas das empresas, depredação e queima de veículos e rompimentos de cabos de fibra óptica, deixando os clientes sem internet.

No ataque mais recente, nesta segunda-feira, cinco criminosos encapuzados arrombaram a porta da Giga+, derrubaram líquido inflamável e atearam fogo no local no Bairro Parque Soledade, em Caucaia. O segundo crime ocorreu no Bairro Parque São Gerardo, no mesmo município.

Também na madrugada de segunda, empresas provedoras de internet foram atacadas no município de Caridade, a 95 quilômetros de Fortaleza. Os criminosos voltaram a destruir a infraestrutura de internet que fica em postes, arrancando caixas e derrubando fios.

Na semana passada, cerca 90% dos clientes que pagam pela internet já haviam ficado sem o serviço em Caridade após criminosos destruírem centenas de fios em postes.

Presos

A Secretaria da Segurança Pública informou que um homem de 20 anos foi preso por envolvimento no ataque incendiário desta segunda-feira em Caucaia. Ele tem passagem por tráfico de drogas e foi autuado por crime contra a incolumidade pública, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio, informou a pasta.

Um segundo homem, de 19 anos, suspeito de participar do ataque, também foi preso pela Polícia Civil. Os dois detidos foram encontrados no bairro Parque Soledade.

Não foi confirmado se os crimes ocorridos nesta segunda-feira foram coordenados pelo Comando Vermelho, facção que atacou empresas do setor na última semana.

Na semana passada, duas fases da operação Strike prendeu 27 membros do Comando Vermelho suspeitos de envolvimento na onda de ataque, ocorrida entre 22 de fevereiro e 17 de março (confira cronologia abaixo).

Conforme a Secretaria da Segurança, operadoras clandestinas de internet também foram fechadas. Essas empresas ilegais funcionavam a serviço da facção.

Sequência de ataques

O objetivo dos ataques é forçar as empresas a repassarem à facção parte da mensalidade paga pelos clientes pelo serviço de internet. As ações são direcionadas àquelas que não obedecem aos criminosos, segundo o titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas, delegado Alisson Gomes.

Os provedores de internet no Ceará chegaram a suspender as atividades em algumas regiões após ataques promovidos por uma facção criminosa, que incluem desde o corte de cabos de internet até o incêndio de veículos e tiros contra as sedes das empresas. Até o momento, onze atos criminosos foram registrados em Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Caridade, sendo seis deles na última semana. Pelo menos quatro empresas foram atingidas.

Cronologia dos ataques

  • 17 de março: cinco homens encapuzados arrombam a porta da empresa Giga+, no Bairro Parque São Gerardo, em Caucaia, e ateiam fogo no estabelecimento; em Caridade, uma empresa provedora de internet também foi atacada
  • 14 de março: segunda fase da operação Strike prende mais sete suspeitos de envolvimento nos ataques, totalizando 24 prisões.
  • 12 de março: a operação policial nomeada Strike prende 17 suspeitos de envolvimento na onda de ataques a provedoras de internet.
  • 11 de março: criminosos jogaram pedras contra um veículo da empresa Brisanet na cidade de Caucaia.
  • 10 de março: a fachada da empresa Acnet, na cidade de Caucaia, foi alvo de vários tiros.
  • 10 de março: membros de facção destruíram fiação de uma empresa de internet em Caucaia.
  • 9 de março: um dia após o governador anunciar combate a esse tipo de crime, uma empresa foi atacada na madrugada no Bairro Sítios Novos, em Caucaia.
  • 8 de março: o governador do Ceará, Elmano de Freitas, anuncia criação de grupo para combater a facção que ataca as provedoras de internet no estado.
  • 7 de março: criminosos destruíram várias fiações de uma operadora na cidade de Caridade; 90% dos clientes do município ficaram sem internet.
  • 6 de março: um carro de serviço da Brisanet foi completamente destruído pelas chamas no Conjunto Metropolitano, em Caucaia.
  • 27 de fevereiro: no distrito do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, onde está localizado o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), criminosos invadiram e vandalizaram uma empresa.
  • 22 de fevereiro: no Bairro Jacarecanga, em Fortaleza, dois veículos da empresa Brisanet foram destruídos em incêndio.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uiraúna, PB
25°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 31°

26° Sensação
3.38km/h Vento
78% Umidade
100% (11.75mm) Chance de chuva
05h34 Nascer do sol
05h29 Pôr do sol
Qua 32° 21°
Qui 32° 20°
Sex 32° 22°
Sáb 32° 22°
Dom 34° 22°
Atualizado às 18h08
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias