Publicidade/DigiSat

Varejo do RN tem uma das maiores reduções do Brasil em julho, diz IBGE

Recuo foi de 1,5% na comparação com junho, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.

Por G1 RN em 16/09/2021 às 23:35:41
Varejo do RN tem uma das maiores reduções do Brasil em julho, diz IBGE - Foto: Reprodução/IBGE

Varejo do RN tem uma das maiores reduções do Brasil em julho, diz IBGE - Foto: Reprodução/IBGE

O volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte caiu 1,5% em julho na comparação com junho. A redução do RN está entre as cinco maiores do país, de acordo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.

A média do Brasil (1,2%) foi positiva a partir da contribuição de 19 unidades da federação e forte influência de Santa Catarina (12,5%) e Paraná (11,1%).

Os indicadores de médio prazo do varejo potiguar permanecem positivos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, julho de 2021 teve crescimento de 3,4% no volume de vendas. Segundo o IBGE, o acumulado do ano (de janeiro a julho) é 5,2% maior do que o resultado de 2020; e o acumulado dos últimos 12 meses é 4% superior à situação do ano passado.

O varejo ampliado do RN também registrou uma das maiores reduções no volume de vendas entre as unidades da federação: 2,2%. Os outros estados com resultado negativo no mesmo nível do RN foram Amazonas (- 1,3%), Paraíba (- 1,4%), Sergipe (- 2,2%) e Maranhão (- 2,6%). Por outro lado, houve crescimento de 4,5% na comparação entre julho de 2021 e julho de 2020; de 9,5% na variação acumulada do ano (janeiro a julho); e de 6,5% no acumulado dos últimos 12 meses. O varejo ampliado compreende o varejo e o comércio de material de construção e veículos, motocicletas, partes e peças.

Setor de serviços tem redução de 1%

O volume de serviços do Rio Grande do Norte recuou 1% em julho na comparação com o mês anterior. De acordo com Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta semana pelo IBGE, o resultado negativo ocorreu depois de três altas consecutivas em abril, maio e junho.

Na comparação com julho do ano passado, os serviços registraram crescimento de 29,6%. No acumulado dos 12 meses, porém, o RN está entre os três estados com resultados negativos mais acentuados: Rio Grande do Norte (- 2,2%), Distrito Federal (- 2,5%) e Sergipe (- 5,4%).

Fonte: G1 RN

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais