21°C 31°C
Uiraúna, PB
Publicidade

Bolsonaro diz ter conversado com Kassab sobre PL da anistia

Ex-presidente afirmou já haver votos suficientes para aprovar o texto na Câmara; também elogiou o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) por defender penas mais brandas aos golpistas do 8/1

18/02/2025 às 16h47
Por: Redação Fonte: Correio Braziliense - Por Israel Medeiros
Compartilhe:
A fala de Bolsonaro vem poucas semanas depois de Kassab, que tem ministros no governo Lula (PT), criticar o Executivo e a atuação de Haddad - (crédito: Tânia Rêgo/Ag. Brasil e Ricardo Fonseca/MCTIC)
A fala de Bolsonaro vem poucas semanas depois de Kassab, que tem ministros no governo Lula (PT), criticar o Executivo e a atuação de Haddad - (crédito: Tânia Rêgo/Ag. Brasil e Ricardo Fonseca/MCTIC)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (18) ter conversado com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, sobre o avanço do PL da anistia aos golpistas do 8 de janeiro. A jornalistas, Bolsonaro disse que entende que, da parte do PSD, a maioria votaria a favor da proposta e que acredita haver número suficiente de votos na Câmara para aprovar o texto.

“Temos conversado. Há 10 dias conversei com o Kassab. Conversa reservada. Ele falou já em parte o que aconteceu. Hoje, o que eu sinto, conversando com parlamentares como do PSD, que a maioria votaria favorável. Eu acho que na Câmara já tem quórum para aprovar a anistia”, afirmou Bolsonaro.

A fala vem poucas semanas depois de Kassab, que tem ministros no governo Luiz Inácio Lula da Silva, criticar o Executivo e a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Nos bastidores, o presidente do PSD articula mais espaço na Esplanada, mas também é aliado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que faz oposição a Lula.

A pauta é uma das prioridades da oposição para este ano. O ex-presidente e seus aliados têm negado categoricamente que tenha havido uma tentativa de golpe apesar da investigação da Polícia Federal que indiciou Bolsonaro e mais 39 pessoas por planejar uma ruptura democrática.

O plano é aliviar as penas de quem foi preso por quebrar a Esplanada incentivado por discursos do ex-presidente e de alguns ministros para reforçar, perante a opinião pública, que não houve tentativa de golpe e que as punições aos bolsonaristas foram excessivas.

Bolsonaro elogiou as declarações do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que no início do mês também negou que tenha havido uma tentativa de golpe e afirmou que as penas aos condenados pelo 8 de janeiro eram desproporcionais.

Motta também já disse que conversou com Bolsonaro sobre o PL da anistia e que recebeu um pedido para não atrapalhar a tramitação da pauta se houver clima político para fazer o texto avançar.

“Eu não fiz nenhum pedido específico. O pedido é seguir o regimento e, como o próprio Hugo Motta disse, não podemos ignorar a pauta do maior partido da Câmara”, afirmou Bolsonaro nesta terça.

“Acho que não vai ter dificuldade de botar em pauta (com Motta e Alcolumbre). A nossa preocupação é botar em pauta e arranjar votos para isso. O presidente apenas não obstrui”, concluiu.

O Correio procurou o presidente Gilberto Kassab para perguntar se a conversa ocorreu e se as falas do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre os votos do PSD são verdadeiras. Ainda não houve retorno. O espaço segue aberto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uiraúna, PB
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 31°

24° Sensação
2.58km/h Vento
86% Umidade
100% (11.75mm) Chance de chuva
05h34 Nascer do sol
05h29 Pôr do sol
Qua 32° 21°
Qui 32° 20°
Sex 32° 22°
Sáb 32° 22°
Dom 34° 22°
Atualizado às 21h07
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias