A ação policial para conter o confronto entre torcedores de Ceará e Fortaleza antes do jogo entre os clubes no fim de semana resultou na autuação de 82 pessoas. Elas tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva e vão responder pelos crimes de tumulto, lesão corporal, associação criminosa, resistência, desobediência e corrupção de menores.
No total, 120 pessoas foram detidas na véspera do jogo, na Arena Castelão, em Fortaleza.
Já contra 27 adolescentes suspeitos de participação no confronto, foram registrados autos infracionais análogos aos mesmos crimes, exceto pelo crime de corrupção de menores, na sede da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
Outro torcedor, um chefe de torcida organizada, foi preso por mandado de prisão. O nome dele não foi identificado, mas conforme a Secretaria da Segurança, ele portava documentos falsos.
Já para o 13º Distrito Policial (DP), as equipes conduziram sete suspeitos. Dos sete, quatro pessoas foram autuadas em flagrante. Um dos suspeitos teve a prisão em flagrante convertida em preventiva. Ele é apontado como um dos líderes dos confrontos.
Parte dos 113 torcedores do Fortaleza e Ceará presos em flagrante após entrarem em confronto neste sábado (8), na Avenida Osório de Paiva, tiveram a prisão convertida para preventiva pela Justiça cearense.
O Tribunal de Justiça do Ceará informou que foram realizadas audiências de custódia de 82 torcedores presos, maiores de idade. Todos tiveram a prisão em flagrante convertida em provisória.
Já outra parte foi liberada, ainda de acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), mas devem cumprir medidas cautelares
Os grupos rivais se encontraram a caminho da Arena Castelão e entraram em confronto antes do jogo entre os dois clubes e entraram em confronto generalizado.
Após a prisão dos mais de 100 torcedores, o Poder Judiciário reforçou o plantão, convocando cinco juízes para atuar no domingo (10). O horário do expediente, que normalmente termina às 14h, foi até 17h.
No sábado (8), a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) havia informado que foram 115 detidos. No domingo, porém, a pasta atualizou o número e informou que, na verdade, foram 113 detidos na confusão, sendo 86 adultos e 27 adolescentes.
Vídeos obtidos pelo g1 mostram dezenas de torcedores em briga generalizada. Os grupos atiram paus e pedras uns contra os outros e disparam rojões em direções opostas.
Mín. 20° Máx. 33°