21°C 29°C
Uiraúna, PB
Publicidade

PF e Polícia do DF investigam ameaças de morte a Lula e Moraes com uso de granada

Suposto ataque também previa uso de outros explosivos e fuzil utilizado por atiradores de elite; autores ainda não foram identificados

09/01/2025 às 10h34
Por: Redação Fonte: CNN Brasil - Por Elijonas Maiada CNN , Brasília
Compartilhe:
Presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, no evento em memória dos dois anos do 8 de janeiro • 8/1/2025 - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, no evento em memória dos dois anos do 8 de janeiro • 8/1/2025 - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Distrito Federal investigam novas ameaças de morte contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O suposto ataque, de acordo com a denúncia apurada preliminarmente, estaria previsto para este mês e seria colocado em prática com o uso de explosivos, granadas e um fuzil Barrett, utilizado por atiradores de elite e com poder bélico para derrubar helicópteros.

Investigadores explicam que todas as ameaças desse gênero são tratadas como verdadeiras. A busca neste momento é para identificar os autores, os participantes e os meios empregados nesse possível atentado.

O caso começou a ser apurado há uma semana e está sob sigilo na recém-criada Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev), da PCDF, e na Divisão de Inteligência Policial (DIP), da PF.

Na última semana de 2024, a Polícia Civil do DF prendeu um homem, de 30 anos, suspeito de planejar ataques em Brasília. O homem foi preso na Bahia após o caminhão em que estava de carona ter sido interceptado por um helicóptero da Polícia Civil.

A investigação começou após denúncias anônimas. A corporação informou que o suspeito foi monitorado e teve a prisão temporária e “outras medidas judiciais” solicitadas.

Um outro caso, na mesma semana, teve início quando um suspeito estacionou um carro no quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do DF, no Setor Policial de Brasília, e afirmou estar com dispositivos que detonariam as sedes dos comandos da Polícia Militar e da Polícia Federal (PF).

Em novembro, um homem-bomba se explodiu em frente ao Supremo Tribunal Federal e que tinha, segundo depoimentos de testemunhas à PF, plano para matar o ministro Moraes.

A CNN procurou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e a assessoria do STF, mas não teve retorno.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uiraúna, PB
23°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 29°

24° Sensação
1.66km/h Vento
84% Umidade
100% (1.52mm) Chance de chuva
05h31 Nascer do sol
05h57 Pôr do sol
Qua 31° 21°
Qui 31° 22°
Sex 30° 21°
Sáb 28° 21°
Dom 29° 21°
Atualizado às 00h17
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias