23°C 35°C
Uiraúna, PB
Publicidade

Bolsonaro tentará recuperar passaporte para ir a posse de Trump

Documento do político está retido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que investiga tentativa de golpe

06/11/2024 às 22h11
Por: Redação Fonte: Correio Braziliense - Por Renato Souza
Compartilhe:
Bolsonaro falou para pessoas próximas que vai entrar com o pedido e acredita que o resultado da eleição norte-americana pode facilitar a aprovação da solicitação ao Supremo - (crédito: Isac Nóbrega/PR)
Bolsonaro falou para pessoas próximas que vai entrar com o pedido e acredita que o resultado da eleição norte-americana pode facilitar a aprovação da solicitação ao Supremo - (crédito: Isac Nóbrega/PR)

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve solicitar nas próximas semanas que o Supremo Tribunal Federal (STF) libere seu passaporte para que ele possa acompanhar a posse de Donald Trump, eleito para ocupar a Casa Branca. Trump e Bolsonaro são aliados desde que o político norte-americano ocupava o cargo mais importante dos Estados Unidos.

Bolsonaro falou para pessoas próximas que vai entrar com o pedido e acredita que o resultado da eleição norte-americana pode facilitar a aprovação da solicitação ao Supremo. O passaporte dele está retido por determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que tramitam na Suprema Corte e investigam fraude nos cartões de vacinas de Bolsonaro e familiares, além de atos antidemocráticos.

No Supremo, a avaliação é de que o pedido de Bolsonaro tem poucas chances de ser atendido, tendo em vista que o presidente é alvo de investigações em andamento. As diligências sobre os atentados de 8 de janeiro e tentativa de golpe de Estado, em que Bolsonaro é suspeito de ter atuado, estão na reta final.

É possível que o julgamento ocorra até o final deste ano, a depender do andar das investigações. Trump toma posse no dia 20 de janeiro. Na ocasião, o Supremo estará de recesso. No entanto, a expectativa é de que Moraes continue trabalhando mesmo neste período, relatando os inquéritos que estão sob sua responsabilidade.

O ex-presidente brasileiro já solicitou o passaporte antes, mas teve o pedido negado. Bolsonaro e aliados comemoraram a vitória de Trump e acreditam que o resultado também pode facilitar uma eventual derrubada da inelegibilidade para que ele possa concorrer aqui no país em 2026.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uiraúna, PB
34°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 35°

33° Sensação
3.95km/h Vento
26% Umidade
100% (1.51mm) Chance de chuva
05h11 Nascer do sol
05h40 Pôr do sol
Seg 33° 23°
Ter 33° 23°
Qua 34° 23°
Qui 35° 23°
Sex 35° 23°
Atualizado às 14h10
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias