Uira√ļna Feriados

Voltou atrás: Município de Uiraúna mantém feriados de São João e São Pedro.

Por Francisco Marcos Pereira

22/06/2021 às 08:52:38 - Atualizado h√°

Na manh√£ desta ter√ßa-feira, 22 de junho, a prefeita do Munic√≠pio de Uira√ļna, em contato com a Reda√ß√£o do Portal Nordeste, informou que realizou uma reuni√£o e o munic√≠pio decidiu voltar atr√°s e manter os feriados de S√£o Jo√£o (dia 24) e S√£o Pedro (dia 29).

A prefeita informou que os feriados est√£o mantidos, mas pediu a popula√ß√£o de Uira√ļna para evitar aglomera√ß√Ķes e que sigam todas as orienta√ß√Ķes da Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde, como o distanciamento social, uso de m√°scaras e √°lcool em gel.

Com a decis√£o, o comércio em geral em Uira√ļna ser√£o fechados nos dias 24 e 29 de junho.

Da Redação do Portal Nordeste

Festa Junina: origem e tradição

Comemorar o m√™s de junho é um h√°bito antigo em v√°rias partes do mundo. Antes do nascimento de Jesus, os povos pag√£os do Hemisfério Norte celebravam o solst√≠cio de ver√£o, o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que, l√°, acontece em junho. As festas ocorriam para pedir aos deuses a fertilidade da terra e garantir boas colheitas nos meses seguintes. Com o avan√ßo do Cristianismo, a Igreja incorporou a tradi√ß√£o e, no século VI, os ritos da festa do dia do solst√≠cio, em 21 de junho, passaram para o dia do nascimento de S√£o Jo√£o Batista, em 24 de junho. Mais tarde, no século 13, foram inclu√≠das no calend√°rio lit√ļrgico as datas comemorativas de Santo Antônio (dia 13) e S√£o Pedro (dia 29). É por isso que esses tr√™s santos s√£o os padroeiros das festas juninas!

Conheça mais sobre os santos de junho

Santo Antônio, o casamenteiro - Nasceu em Lisboa, em 1195, e foi batizado com o nome de Fernando de Bulh√Ķes. Em 1220 trocou o nome para Antônio, ingressando na Ordem Franciscana. Padroeiro dos pobres e considerado o santo casamenteiro, também é invocado para achar objetos perdidos.

Fernando seguiu para o atual Marrocos para desenvolver trabalho mission√°rio, mas sua sa√ļde n√£o se adaptou ao clima africano. Doente, voltou à Europa, dessa vez na It√°lia, e se curou. Nesse per√≠odo, demonstrou grande talento para a oratória, além de grande conhecimento da B√≠blia. Seus serm√Ķes impressionavam tanto os intelectuais quanto as pessoas simples.

Seu carisma conquistava multid√Ķes, mas sua sa√ļde, porém, continuava fr√°gil e ele morreu em 13 de junho de 1231, sendo canonizado no ano seguinte. Santo Antônio est√° enterrado em P√°dua, na It√°lia, e sobre seu t√ļmulo foi constru√≠da uma bas√≠lica, que é lugar de grande peregrina√ß√£o.

O p√£o de Santo Antônio, que a Igreja Católica oferece no dia 13 de junho, deve ficar guardado com os outros mantimentos na cozinha para que nunca falte comida em casa.

S√£o Jo√£o Batista, protetor dos doentes - Mais conhecido como S√£o Jo√£o apenas, ele tem um diferencial dos outros: enquanto comemora-se no dia de sua morte, com ele a data é de seu nascimento, que teria sido em 24 de junho de ano desconhecido.

Jo√£o Batista foi profeta e precursor de Jesus Cristo. Era filho de Zacarias, um sacerdote de Jerusalém, e de Isabel, parente da m√£e de Jesus. Ele apareceu como pregador itinerante no ano de 27 d.C. e aqueles que confessavam seus pecados eram por ele lavados no rio Jord√£o, na cerimônia do batismo. Até o próprio Jesus foi batizado l√°.

A regi√£o que S√£o Jo√£o usava para os batismos é t√£o importante que Israel e a Jord√Ęnia disputam a posse do local exato do rio até hoje, j√° que isso atrai uma imensa quantidade de peregrinos e turistas.

Em certa época, S√£o Jo√£o passou a ser perseguido e foi atirado na pris√£o por haver censurado o rei Herodes Antipas, quando este se casou com Herod√≠ades, a mulher de seu meio-irm√£o. De acordo com a B√≠blia, Herodes prometeu à jovem Salomé, filha de Herod√≠ades, o que ela lhe pedisse, depois de ficar hipnotizado ao v√™-la dan√ßar. Instigada pela m√£e, Salomé pediu a cabe√ßa de Jo√£o Batista, que lhe foi entregue numa bandeja. O triste episódio teria ocorrido em 29 d.C.

Diz a B√≠blia que foi ele quem batizou Jesus. É o mais famoso dos tr√™s santos de junho, tanto que as festas juninas s√£o conhecidas como festas joaninas ou festas de S√£o Jo√£o. É protetor dos casados e enfermos, protegendo contra dor de cabe√ßa e de garganta.

S√£o Pedro, dono da chuva - Nascido com o nome de Sim√£o, foi chamado de Cefas (pedra, em aramaico) por Jesus, por sua lideran√ßa. É visto como o primeiro papa da Igreja, e, segundo a tradi√ß√£o católica, foi nomeado chaveiro do céu. É atribu√≠da a ele a responsabilidade de fazer chover e mudar o clima.

S√£o Pedro era um pescador no mar da Galiléia, casado. Irm√£o de Santo André, os dois foram chamados por Cristo para se tornarem "pescador de homens". Seu nome original era Sim√£o, mas Jesus deu-lhe o t√≠tulo de Kephas, que, em l√≠ngua aramaica, significa "pedra", e cujo equivalente grego tornou-se Pedro.

O nome surgiu quando Sim√£o declarou "Tu és Cristo, o filho de Deus vivo", ao que Jesus respondeu "Tu és Pedro e sobre essa Pedra edificarei minha Igreja", entregando-lhe as "chaves do reino do Céu" e o poder de "ligar e desligar". Os evangelhos d√£o testemunho da posi√ß√£o de destaque ocupada por Pedro entre os disc√≠pulos de Jesus. No entanto, mesmo assegurando que jamais trairia Cristo, negou conhec√™-lo por tr√™s vezes, quando seu mestre foi preso. Após a ressurrei√ß√£o, Pedro foi o primeiro apóstolo a quem Cristo apareceu e, depois disso, ele se tornou chefe da comunidade crist√£o.

Contam que Pedro teria sido crucificado em Roma e pesquisas arqueológicas t√™m contribu√≠do para confirmar este fato, de que ele foi martirizado a mando de Nero. Dizem ainda que o santo pediu para ser crucificado de cabe√ßa para baixo, para n√£o igualar-se a Jesus e no local onde foi sepultado, ergueu-se a bas√≠lica do Vaticano, mas isso n√£o foi confirmado pelos arqueólogos.

Fonte: O Debate Regional



Comunicar erro
Portal Nordeste

© 2021 Portal Nordeste - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Nordeste