Publicidade/DigiSat

Vixe: MPPB vai apurar possĂ­veis irregularidades na gestão do ex-prefeito Segundo Santiago, em UiraĂșna.

Por Francisco Marcos Pereira em 17/06/2021 às 22:06:19

O Ministério PĂșblico da ParaĂ­ba instaurou nesta quinta-feira (17) dois inquéritos para investigar possĂ­veis irregularidades na gestão do ex-prefeito Segundo Santiago.

As denĂșncias foram feitas por 07 (sete) vereadores que na época faziam oposição a gestão de Segundo Santiago. Os parlamentares apresentaram uma vasta documentação, entre elas, vĂĄrias fotos para provar as possĂ­veis irregularidades.

No dia 24 de novembro de 2020, os vereadores na época, Benevenuto Claudino, Ciro Figueiredo, Creuza de Manoel Benedito, Toinho Magalhães, JĂșnior de Custódio e Jailson Nogueira, apresentaram ao Ministério PĂșblico da ParaĂ­ba, uma notĂ­cia de fato contra Segundo Santiago (ex-prefeito), Thiago de Azulão (primo do ex-prefeito), e Eliane Pinto (Ex-secretĂĄria de Infraestrutura).

Segundo a denĂșncia no dia 19 de novembro de 2020, os vereadores verificaram uma situação ilegal ocorrendo no âmbito do MunicĂ­pio de UiraĂșna-PB, consistente no uso indevido de mĂĄquinas pĂșblicas vinculadas ao PAC (Programa de Acelerarão do Crescimento) para atender a uma demanda particular do primo e assessor do ex-prefeito da cidade de UiraĂșna-PB, Thiago de Azulão.

Consta nos documentos apresentados que Segundo Santiago, na época na qualidade de Prefeito autorizou, com plena ciĂȘncia do ato, o uso de mĂĄquinas pĂșblicas vinculadas ao PAC para realizar um pequeno açude na residĂȘncia de seu primo e assessor, o Sr. "Thiago de Azulão". A Ex-secretĂĄria de Infraestrutura, Eliane Pinto, por ser a responsĂĄvel pelo maquinĂĄrio, que ligado a sua pasta administrativa, consentiu com o referido ato, ao permitir que as mĂĄquinas do PAC fossem deslocadas para uso particular do primo do ex-prefeito. Ademais, a referida ex-secretĂĄria não abriu nenhum procedimento administrativo para justificar ou apurar o uso das referidas mĂĄquinas, agindo como partĂ­cipe do fato ilĂ­cito, diz a notĂ­cia de fato.


No dia 07 de dezembro de 2020, foi apresentada pelos vereadores na época, Benevenuto Claudino, Ciro Figueiredo, Amilton Fernandes, Creuza de Manoel Benedito, Toinho Magalhães e Jailson Nogueira, mais uma notĂ­cia de fato, por possĂ­vel ato de improbidade administrativa, dessa vez apenas contra Segundo Santiago.

No ano de 2019, o Posto de combustĂ­veis, J ALENCAR & CIA situado no Bairro São José, em UiraĂșna, sagrou-se vencedor de uma licitação na cidade de UiraĂșna para fornecimento de combustĂ­veis, tendo em 2020 o contrato sido aditivado pela gestão municipal.

Ocorre que em 29 de agosto de 2020 o Posto de combustĂ­veis J ALENCAR & CIA, iniciou uma reforma em sua estrutura fĂ­sica, tendo sido demolido todo o prédio e removidas todas as bombas de combustĂ­veis, não realizando durante todo esse perĂ­odo até a presente data qualquer atendimento à clientes, por se encontrar em fase de reconstrução.

Os vereadores relatam na denĂșncia, que mesmo sem realizar qualquer atendimento (sem ao menor possuir bombas de combustĂ­veis funcionando no local), a referida empresa continuou a emitir notas fiscais por venda de combustĂ­veis à prefeitura municipal de UiraĂșna, conforme se extrai dos empenhos e notas fiscais em anexo.



Os denunciantes verificaram uma situação ilegal ocorrendo no âmbito do MunicĂ­pio de UiraĂșna-PB, consistente no pagamento de empenhos realizados com notas fiscais supostamente fraudadas, sem que houvesse a devida aquisição do bem objeto do contrato, que no caso seria o combustĂ­vel.

O valor empenhado pela prefeitura de 29 de agosto de 2020 (data do inĂ­cio da reforma do posto) até a data da denĂșncia foi de R$ 110.576,80 (cento e dez mil quinhentos e setenta e seis reais e oitenta centavos), enquanto que o Fundo Municipal de SaĂșde faturou R$ 97.607,44 (noventa e sete mil seiscentos e sete reais e quarenta e quatro centavos).


Fonte: Da Redação do Portal Nordeste

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

ComentĂĄrios

Publicidade/Armarinho Morais