Geral João Pessoa

Preocupante: João Pessoa registra primeiro caso de fungo negro em decorrência do Coronavírus

Por Fonte: Paraíba Rádio Blog

07/06/2021 às 20:03:21 - Atualizado há

O município de João Pessoa registrou o primeiro caso de fungo negro em decorrência do coronavírus e o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), falou sobre a preocupação acerca do fato.

Azevêdo afirmou que já existe a discussão interna acerca da criação de serviços especiais para atender a casos de sequelas deixadas pela Covid-19 e que, sobre o caso identificado na Capital paraibana, a especialistas estão trabalhando para saber se há uma relação direta com o coronavírus.

Fungo Negro

O Fungo Negro ou mucormicose é causado por fungos e vem registrando um crescimento vertiginoso na Índia, onde já acometeu quase 9 mil pacientes com covid-19.

De acordo com especialistas o "fungo negro" ocorre quando há exposição a um tipo de mofo encontrado no solo, plantas, esterco e frutas e vegetais em decomposição. A mucormicose afeta os seios da face, cérebro e pulmões, além de poder ser fatal em diabéticos ou em indivíduos gravemente imunodeprimidos.

A taxa de mortalidade geral é de 50% e pode ser desencadeada pelo uso de esteroides, tratamento que é usado na recuperação de casos graves de covid e pessoas com doenças críticas.

Em situações normais, o sistema imunológico consegue combater o avanço do fungo e evitar agravamentos, mas em cenários onde o corpo está debilitado, como na covid-19, o mecanismo de defesa pode não dar conta de conter a mucormicose

Comunicar erro
Portal Nordeste

© 2021 Portal Nordeste - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Portal Nordeste