Publicidade/DigiSat

Sousa registra caso de variante do Coronavírus

Por Fonte: Debate Paraíba em 27/05/2021 às 21:50:18

A Secretaria de Saúde da Paraíba divulgou, nesta quinta-feira (27) mais um Boletim Epidemiológico da Covid-19, referente à Semana 20 de 2021.

De acordo com o boletim, foram identificadas 19 variantes para o vírus em circulação no estado e a cidade de Sousa registrou um caso da variante P.1.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, reforça que a Paraíba segue com 19 linhagens do vírus identificadas, e das 20 amostrar já sequenciadas todas são da linhagem P.1. "Nós já temos a circulação comunitária desde o mês de janeiro, quando foram identificados os primeiros casos pelo Lacen e sabemos que é uma variante mais transmissível e com uma letalidade maior dos casos, daí a importância de serem mantidas as medidas de prevenção por parte da população", reforça o secretário.

Hoje, as 168 amostras enviadas para sequenciamento no Laboratório de referência aguardam por análise. Os casos já confirmados da variante P1 estão divididos entre residentes de sete municípios, além de Sousa: João Pessoa (12), Conde (02), Ingá (01), Boa Vista (01), Cabedelo (01), Carrapateira (01) e Pedras de Fogo (01). Dos 20 casos, 19 tiveram evolução para a cura, e 01 caso para óbito, no dia 12 de março. O paciente tinha 34 anos, era do sexo feminino e não apresentava comorbidade.

Esse Boletim leva em consideração os casos confirmados pelos resultados dos laboratórios públicos e privados, por meio da coleta do SWAB para o exame RT-PCR, padrão ouro para diagnosticar o vírus em casos suspeitos. Os casos positivos neste método apresentaram um índice significativo. Das amostras analisadas na Semana Epidemiológica (SE) 20, 40,48% foram detectáveis para a covid-19 no período estudado, o que caracteriza alta circulação viral.

Ainda de acordo com o secretário estadual de Saúde, quando comparado ao Boletim Epidemiológico anterior, observa-se ainda o aumento de casos e de óbitos nas 1ª, 2ª e 3ª Macrorregiões de Saúde entre as SE 18 e 20/2021. "A 2ª Macrorregião foi a região que apresentou o maior aumento na taxa de mortalidade nesse período, passando de 132,30 para 145,04 óbitos por 100 mil habitantes", enfatiza.

O número total de mortes é de 7.402 no Estado, mantendo a letalidade de 2,34%.

Sobre os casos de reinfecção por covid-19, o Estado possui um total de 103 casos apontados e, destes, 27 casos foram enviados à Fiocruz para validação e sequenciamento das amostras. Dos casos enviados, 01 é residente do Rio Grande do Norte e foi confirmado, os outros 26 casos residem na Paraíba, nos municípios de Cabedelo, Cuité, João Pessoa e Monteiro; houve 12 casos descartados e os demais seguem em investigação na referência.

Veja o boletim.

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais