19°C 34°C
Uiraúna, PB
Publicidade

Polícia resgata 80 aves silvestres escondidas em compartimento de caminhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou as aves que estavam escondidas no compartimento de um caminhão. O destino era o município de Guarabira.

22/05/2024 às 10h35
Por: Redação Fonte: Click PB - por Lucilene Meireles
Compartilhe:
As aves estavam sendo transportadas no caminhão. (Foto: Reprodução/PRF)
As aves estavam sendo transportadas no caminhão. (Foto: Reprodução/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, por meio de fiscalizações realizadas na última segunda-feira (20), o resgate de 80 pássaros que estavam sendo transportados sem autorização dos órgãos ambientais. As aves estavam sendo transportadas de Barra do Corda, no Maranhão, para a cidade de Guarabira.

A primeira ocorrência se iniciou por volta das 09h, quando a PRF recebeu uma denúncia anônima através do telefone 191 de que um veículo do tipo boiadeiro com dois ocupantes se deslocava de Custódia (PE) transportando passarinhos. 

O caminhão foi abordado às 12h50, no município de Campina Grande, na BR-230, quando os policiais localizaram gaiolas em um compartimento abaixo da carroceria. O condutor e o passageiro/proprietário do veículo, homens de 44 e 49 anos, informaram que receberiam R$1mil pelo transporte das aves silvestres sem a devida autorização dos órgãos ambientais.

Eles saíram de Barra do Corda, no Maranhão,  para Guarabira. As aves são popularmente conhecidas como Bigodinho (Sporophila lineola) e Papa-Capim (Sporophila Nigricollis). 

A PF elaborou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre e praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. 

Os dois homens deverão comparecer em juízo quando solicitado. Os animais foram encaminhados à Polícia Ambiental para o devido manejo e providências cabíveis. Também foram realizadas autuações por diversas irregularidades no veículo.

- Foto: Reprodução/PRF
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uiraúna, PB
21°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 34°

21° Sensação
3.44km/h Vento
80% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h41 Nascer do sol
05h26 Pôr do sol
Sex 31° 19°
Sáb 32° 19°
Dom 31° 21°
Seg 31° 20°
Ter 31° 19°
Atualizado às 07h06
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias