Publicidade/DigiSat

Por propositura de Wilson Filho, ALPB realizará audiência pública para debater tratamento oncológico na Paraíba

Por Assessoria em 22/03/2024 às 10:09:27

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoverá no próximo dia 03 de abril, quarta-feira, a audiência pública que vai discutir os serviços de oncologia oferecidos no Estado. A iniciativa é uma propositura do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Epitácio Pessoa. O deputado esteve em Brasília esta semana, onde cumpriu agenda no Ministério da Saúde ao lado do deputado federal Wilson Santiago e do secretário de Saúde do Estado, Jhonny Bezerra, para tratar do programa "Paraíba contra o Câncer".

"Desde que retornei da minha licença médica, assumi o compromisso de fortalecer ainda mais o tratamento oncológico na Paraíba. Sabemos que existe um gargalo, até porque os hospitais filantrópicos não seriam capazes de dar conta da alta demanda. Temos o Hospital do Bem, na cidade de Patos, o único Estadual, que atua no combate à doença, mas o fluxo de pacientes é altíssimo. Protocolamos o Requerimento na ALPB no ano passado e agora iremos discutir a ampliação do tratamento oncológico, por meio do Programa "Paraíba contra o Câncer". A reunião no Ministério da Saúde com o secretário Jhonny Bezerra foi o principal motivo da minha ida à Capital Federal, para garantir recursos que viabilizem a execução dessa iniciativa, que é brilhante", destacou o parlamentar.


O secretário de Saúde do Estado, Jhonny Bezerra, confirmou presença na audiência e ressaltou a importância da discussão na Casa de Epitácio Pessoa. "Estaremos representando o governador João Azevêdo nesse debate de extrema importância para a saúde do povo paraibano. A oncologia hoje é um vazio assistencial que precisa ser resolvido e a Assembleia está levando este debate para a pauta e estaremos lá, debatendo com os hospitais filantrópicos, o COSEMS, os municípios, sobre a necessidade de fortalecer o atendimento oncológico no Estado. E o programa "Paraíba contra o Câncer" visa justamente isso, além de regionalizar esse atendimento para todos os paraibanos", destacou Jhonny Bezerra, secretário de Saúde da Paraíba.

Estão sendo convidados os hospitais filantrópicos, como o Laureano, o Hospital da FAP; a diretoria do Hospital do Bem, localizado na cidade de Patos; secretarias municipais de saúde; Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde na Paraíba (COSEMS-PB); e entidades e organizações que dão suporte a pacientes oncológicos no Estado; além da sociedade civil.

Serviço: AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ONCOLOGIA

Local: Plenário Deputado José Mariz (ALPB)

Data: 03/04 (9h)

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais