Publicidade/DigiSat

Mais de 50% da água potável no RN é desperdiçada, aponta levantamento do Instituto Trata Brasil

A cada 100 litros de água captada e tratada para se tornar potável, estado perde 52 litros em vazamentos de rede, 'gatos', entre outros problemas.

Por g1 RN em 06/06/2023 às 15:24:02
Vazamento interdita a Rua Açu, em Natal (Arquivo) - Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

Vazamento interdita a Rua Açu, em Natal (Arquivo) - Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi

A cada 100 litros de água captada e tratada para se tornar potável, o Rio Grande do Norte perde 52 litros em vazamentos, fraudes, "gatos", erros de leitura dos hidrômetros, entre outros problemas. Os dados são do Instituto Trata Brasil, divulgados nesta segunda-feira (5).

O estado teve redução 0,1% nas perdas em relação ao levantamento anterior. Porém, com 52,2% de perdas registradas em 2021 - o ano mais recente apontado - o RN ficou na sétima colocação entre as unidades da federação com maior quantidade de desperdício de água.

Na região Nordeste, o estado ficou na segunda colocação, entre as maiores perdas, atrás apenas do Maranhão (59,2%).

Na média, os estados nordestinos desperdiçaram 46,2% da água tratada. A região é a segunda com mais perdas, atrás da região Norte (51,2%).

Segundo Rodrigo Melo do Nascimento, coordenador de combate às perdas da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), os índices de perdas do estado caíram 3% desde 2015, o equivalente a 74 milhões de metros cúbicos de água.

Segundo ele, o volume seria suficiente para abastecer a cidade de Mossoró e Parnamirim - segunda e terceira maiores cidades do estado - por um ano e meio.

"A perda se dá de duas maneiras: as perdas físicas, quando a água é perdida no processo de distribuição - normalmente acontece por vazamentos - e as perdas aparentes, quando ela é entregue ao consumidor, mas não é computada devidamente. A gente tem essas duas vertentes onde precisamos atuar", disse.

Ainda de acordo com ele, a estatal tem investindo principalmente no monitoramento de pressão da rede e na macromedição dos sistemas de distribuição para tentar evitar desperdícios. A Caern contratou 980 pontos de monitoramento, dos quais mais de 600 já foram instalados

"A gente consegue melhorar o abastecimento das áreas e enxergar problemas mais rapidamente. A redução de pressão reduziu em dois terços a perda registrada em alguns pontos", disse.

Ainda de acordo com ele, mais de 90% dos vazamentos são retirados de até três dias. "Muitos em menos de 24 horas", declarou.

Municípios

Em um ranking de 100 municípios brasileiros analisados, Natal (59,85%) e Mossoró (60,30%) estão entre os que mais desperdiçam. Com isso, ficaram na 94ª e na 95ª posição, respectivamente.

O estudo ressalta que somente redução de 0,1% de desperdício no Rio Grande do Norte em 2021 representou a economia de 111 piscinas olímpicas diariamente.

Fonte: g1 RN

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais