Foto: Cofemac
O inverno deste ano de 2023 chega ao fim com um bom saldo de chuvas na região de Uiraúna. Por aqui, a AESA registrou mais de 700 milímetros de chuvas entre os meses de janeiro e maio.
Com isso, a barragem Capivara recebeu um ótimo volume d'água. O manancial tem hoje 41% de sua capacidade total. É o maior volume que se acumula em muitos anos. Apesar disso, um problema vem preocupando e causando transtornos na população da cidade de Uiraúna e outras localidades da região.
Trata-se das constantes faltas d'água nas torneiras dos consumidores da CAGEPA. Isso leva a muitas reclamações através da imprensa local. Consumidores de alguns bairros e outras cidades têm ligado para as emissoras de rádio se queixando que o líquido tem faltado nas torneiras recorrentemente e algumas vezes passando mais de três dias para retornar.
Um representante da CAGEPA informou a reportagem que eles estão cientes do problema sendo causado devido ao racionamento semanal que ocorre no sistema adutor. A água falta na sexta-feira e quando o abastecimento retorna na segunda toda cidade tem que ser reabastecida de uma vez só, causando a falta d'água em bairros mais afastados.
Segundo a empresa, o problema está sendo analisado e deve ser solucionado em breve, inclusive com o fim do racionamento d'água, se for necessário.