Publicidade/DigiSat

Paraíba está entre os sete estados do país com maior taxa de subutilização da força de trabalho

De acordo com levantamento realizado pelo IBGE, o estado ficou acima da média de desocupação nacional, mas o número se manteve estável.

Por g1 PB em 19/05/2023 às 07:42:43
Carteira de Trabalho e Previdência Social - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Carteira de Trabalho e Previdência Social - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Paraíba está entre os sete estados do país com maior taxa de subutilização da força de trabalho. Os dados são do 1° trimestre de 2023 da Pnad Contínua e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (18). A taxa da Paraíba está acima da nacional (18,9%), registrando um percentual de 28,3%, ficando atrás apenas de Piauí, Sergipe, Bahia, Maranhão, Alagoas e Rio Grande do Norte.

As pessoas com força de trabalho subutilizada normalmente estão fora do mercado de trabalho, mas apresentam potencial e interesse em buscar um emprego.

Além disso, o estado registrou uma taxa de desocupação de 11,1% no 1° trimestre de 2023. O número se manteve estável em relação ao quarto trimestre de 2022 em que o estado registrou 10,3%.

De acordo com o levantamento realizado pelo IBGE, a taxa de desocupação registrada pela Paraíba está acima da média nacional, que apresentou aumento de 7,9% para 8,8% entre o quarto trimestre de 2022 e o primeiro trimestre deste ano.

Na pesquisa, a taxa da população ocupada trabalhando por conta própria na Paraíba foi de 29,3%. Já o percentual de trabalhadores com carteira assinada é de 58,6%.

A taxa de informalidade no estado no primeiro trimestre de 2023 ficou em 50%. O percentual é calculado levando em consideração:

  • Empregado no setor privado sem carteira de trabalho assinada
  • Empregado doméstico sem carteira de trabalho assinada
  • Empregador sem registro no CNPJ
  • Trabalhador por conta própria sem registro no CNPJ
  • Trabalhador familiar auxiliar

Fonte: g1 PB

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais