Publicidade/DigiSat

Paraíba registra primeira morte por dengue em 2023

A vítima tinha 1 ano e 10 meses. Óbito ocorreu em abril, mas teve a causa confirmada nesta quinta-feira (4) pela Secretaria de Saúde. Mais três mortes estão sendo investigadas.

Por g1 PB em 04/05/2023 às 21:26:18
Mosquito é transmissor da malária, febre amarela e dengue. - Foto: Lauren Bishop

Mosquito é transmissor da malária, febre amarela e dengue. - Foto: Lauren Bishop

A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES) divulgou nesta quinta-feira (4), no boletim epidemiológico de arboviroses, que o estado registrou a primeira morte por dengue em 2023. O óbito ocorreu em maio, no município de Sousa, Sertão paraibano. Mais três mortes estão sob investigação, sendo duas em Santa Rita e uma na cidade de Baraúna.

Ainda segundo a SES, há uma morte por chikungunya em investigação. Óbito ocorreu em janeiro deste ano.

De acordo os dados do boletim, até o dia 23 de abril 1.951 casos foram confirmados para dengue, 413 para chikungunya e 17 para zika. Ainda segundo o informativo, do total de casos prováveis de arboviroses, 3.228 são de dengue, 667 referentes à chikungunya. Para a doença aguda pelo vírus zika foram notificados 40 registros prováveis.

Ainda é descrito no boletim uma redução de 54% para os casos prováveis de dengue quando comparados ao mesmo período do ano de 2022. Já para os casos prováveis de chikungunya, uma redução de 90%, também comparados ao mesmo período do ano anterior. E para os casos prováveis de zika, não houve redução.

De todos os municípios no estado, os casos confirmados estão distribuídos por 97 das cidades. No entanto, há necessidade de classificação final dos casos suspeitos de arboviroses

Em relação às recomendações, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que virtude do período de elevadas temperaturas e períodos de chuvas, orientou às Secretarias Municipais de Saúde a adotar medidas de limpeza urbana, alertar a população com os cuidados para eliminação de criadores dos mosquitos que transmitem as doenças e também investigar os casos de arboviroses, além de manter a notificação de novos casos.

Fonte: g1 PB

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais