Publicidade/DigiSat

Paraíba registra 198 internações e morte de criança por síndrome respiratória em 2023

Secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, analisa que número de casos graves é preocupante e pede que população se vacine contra a Influenza

Por Portal Correio em 18/04/2023 às 23:03:00
Morte de criança foi registrada em Hospital Regional de Monteiro (Foto: Reprodução/Google Street View)

Morte de criança foi registrada em Hospital Regional de Monteiro (Foto: Reprodução/Google Street View)

Unidades hospitalares da Paraíba registraram 198 internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) neste ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 98 pacientes eram crianças com idade até 10 anos. Uma menina de 5 anos não resistiu às complicações da doença e morreu, no dia 18 de março, no Hospital Regional Santa Filomena, na cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, analisa que o registro de síndromes respiratórias é comum nos primeiros meses do ano, devido a mudanças no clima, mas que o número de casos graves é preocupante.

"O registro de 198 casos de SRAG nos primeiros meses do ano traz um alerta de que precisamos acreditar e investir na vacinação contra a Influenza. Lembrando que todos os municípios têm doses para a população fique protegida contra as formas graves da doença e óbitos", frisa.

A vacina protege contra o vírus da Influenza (A, B, C e D) e contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias.

O pneumopediatra Constantino Giovanni alerta que a Influenza B tem circulado amplamente na Paraíba. Ele reforça a importância da imunização e pede que a população mantenha uma boa higienização das mãos e uma boa alimentação para se proteger contra o vírus.

"A influenza B é um dos vírus respiratórios que tem circulado amplamente na Paraíba. É importante ressaltar que uma das formas de proteção mais importantes é a vacinação, aliada a uma boa higienização das mãos e boa alimentação. A vacina contra influenza é extremamente eficaz nesses casos de infecção viral e, em crianças e idosos, pode ser o divisor de águas entre um quadro leve e um quadro grave, com evolução para pneumonia e até necessidade de hospitalização", diz.

A campanha de imunização contra a Influenza começou em 10 de abril e vai até 31 de maio. De acordo com a SES, 105.095 doses foram aplicadas até essa segunda-feira (17). Os vacinados na primeira semana de campanha representam 7,72% do público-alvo. O percentual supera a média nacional, que foi de 6,4%, e regional, que atingiu 6,1%.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% das pessoas que integram grupos prioritários em todo o país. Na Paraíba, esse público é composto por aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

Entre os grupos contemplados com a vacina contra influenza, o dos idosos foi o que apresentou melhor desempenho na vacinação, atingindo 9,05% de cobertura; seguido pelo grupo das gestantes, com 8,16% da meta atingida.

Os municípios que mais vacinaram foram Bom Sucesso (39,76%), Carrapateira (37,61%), Monte Horebe (37,05%), Bernardino Batista (34,93%) e Conceição (34,35%).

Os cinco municípios com menores coberturas foram Nova Floresta (1,19%), Itapororoca (1,17%), Lucena (0,96%), Santa Rita (0,92%) e Gurjão (0,90%).

Podem se vacinar contra a Influenza:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
  • Gestantes e puérperas
  • Povos indígenas
  • Trabalhadores da saúde
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Professores das escolas públicas e privadas
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
  • População privada de liberdade

Fonte: Portal Correio

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais