Publicidade/DigiSat

Volume de serviços na Paraíba tem 4ª maior queda do Brasil em janeiro, diz IBGE

Por outro lado, em relação a janeiro de 2022, houve uma alta de quase 12%, a 4ª maior do país.

Por g1 PB em 14/04/2023 às 23:47:17
Empresa de telemarketing, em João Pessoa, na Paraíba - Foto: Dani Fechine/G1

Empresa de telemarketing, em João Pessoa, na Paraíba - Foto: Dani Fechine/G1

O volume de serviços na Paraíba teve uma redução de 4,4% em janeiro deste ano, em comparação com dezembro de 2022, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda foi maior que a observada na média do país, de -3,1%, e só foi menor que as constatadas em Tocantins, de -8,2%; no Distrito Federal, de -7,2%; e no Rio de Janeiro, de -5,5%.

Esta é a primeira divulgação da nova série da pesquisa, que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas na sociedade.

A receita nominal de serviços na Paraíba acompanhou esse movimento e também registrou queda, mas um pouco mais leve, de -3,4%.

O percentual foi o mesmo que o observado no Ceará, de - 3,4%, e ficou abaixo apenas dos apresentados pelo Rio de Janeiro, de -7,9%; Mato Grosso, de -6,9%; e Pará, de -4,4%.

Apesar disso, na comparação com janeiro de 2022, a pesquisa indicou que houve alta de 11,3% no volume de serviços do estado, a 4ª maior entre todas as unidades da federação, e de 20,2% na receita nominal, a 3ª maior do país.

Fonte: g1 PB

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais