Publicidade/DigiSat

Paraíba já distribuiu 380,7 mil doses de vacina bivalente contra Covid, mas apenas 88,6 mil foram aplicadas

Doze municípios não aplicaram uma dose sequer do imunizante. SES enviou uma recomendação às prefeituras para que elas intensifiquem as ações da campanha

Por Portal Correio em 24/03/2023 às 23:18:38
Vacina bivalente contra Covid é da Pfizer (Foto: Reprodução/Secom-PB)

Vacina bivalente contra Covid é da Pfizer (Foto: Reprodução/Secom-PB)

A procura pela vacina bivalente contra a Covid-19 está baixa. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde 14 de fevereiro já foram distribuídas 380.706 doses do imunizantes, mas o estado só contabiliza 88.646 doses aplicadas, sendo 84.216 doses aplicadas na faixa etária acima de 60 anos.

SES enviou uma recomendação às prefeituras para que elas intensifiquem as ações da campanha de vacinação. Doze municípios não aplicaram uma dose sequer, segundo consta no sistema de informação. O secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, alerta que a dados sobre a vacinação contra Covid-19 devem ser registrados diariamente.

"É importante, a partir da análise dos dados de cada município, que os gestores adotem estratégias para melhorar a cobertura vacinal do público elegível para a vacina. Aplicando estratégias para facilitar o acesso desse público como, por exemplo, o não agendamento da vacinação, horários diferenciados para acesso da população no fim de semana, realizar busca ativa dos faltosos e efetuar vacinação extramuro. Lembramos que a vacina é segura e este reforço é necessário para manter a população mais vulnerável protegida", pontua o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra.

Grupos prioritários da vacina bivalente a contra Covid-19

  • – Idosos de 60 anos ou mais
  • – Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência
  • – Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade
  • Transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, com neoplasias hematológicas, com leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, pessoas vivendo com HIV, pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas, em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão, pessoas com erros inatos da imunidade
  • – Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade)
  • – Gestantes e puérperas
  • – Trabalhadores da saúde
  • – Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade)
  • – População privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas
  • – Funcionários do sistema de privação de liberdade

Fonte: Portal Correio

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais