Publicidade/DigiSat

7x1: Denúncia que pede afastamento do vereador Carneirinho por quebra de decoro é aceita por maioria dos parlamentares.

Por Francisco Marcos Pereira em 10/03/2023 às 23:54:45

A Câmara Municipal de Uiraúna-PB, realizou na noite desta sexta-feira, 10 de março, mais uma importante sessão ordinária sob o comando do Presidente Benevenuto Claudino.

Em noite marcada por um grande público presente no Plenário da Casa Legislativa Olinto Pinheiro, entrou para discussão e votação nominal uma denúncia por quebra de decoro parlamentar apresentada pelo ex-vereador Amilton Fernandes contra o atual parlamentar Itamar Freitas, popularmente conhecido por Carneirinho.

A denúncia foi aceita por sete parlamentares contra o um que não aceitou, votaram a favor os vereadores, Amélia Fonseca, Ciro Figueiredo, Creuza de Manoel Benedito, Laurinho Nogueira, Marcondes de Bizerrril, Mazinho da Vazante e Toinho Magalhães. Votou contra a denuncia apenas o vereador Chico Bacatela. O presidente da Câmara Benevenuto Claudino não precisou votar, pois era necessário apenas a maioria de votos. Já a vereadora Dos Remédios e Carneirinho não votaram por serem citados na denuncia.7x1: Denúncia que pede afastamento do vereador Car

COMISSÃO PROCESSANTE:

Foi realizado um sorteio através de cédulas em uma caixa, com o nome de 8 vereadores, exceto Carneirinho e Dos Remédios por serem citados na denuncia, onde foi sorteado três nomes para compor a COMISSÃO PROCESSANTE , sendo eles, Creuza de Manoel Benedito (presidente), Ciro Figueiredo (relator), e Marcondes de Bizerrril (membro da comissão), ficando os mesmo responsáveis pela condução do processo.

PRÓXIMOS PASSOS:

Carneirinho segue como vereador da Casa Legislativa, o mesmo tem 10 dias para apresentar a sua defesa por escrita, após esse prazo, o caso será levado novamente ao plenário que votará dessa vez pelo afastamento ou não do parlamentar, sendo necessário o processo obter o voto de dois terços do parlamento para o afastamento em definitivo do vereador.

FATOS NARRADOS NA DENÚNCIA:

Durante a sessão ordinária de 27/02/2023, a parlamentar MARIA DOS REMÉDIOS MARTINS DE OLIVEIRA utilizou-se da tribuna para destacar a importância do debate acerca dos eventos carnavalescos e o uso de sons de paredões, isso porque existem pessoas que trabalham com esses aparelhos de som, sendo isso a única fonte de renda desses indivíduos. A vereadora não defendeu nem atacou o uso dos sons de paredões, apenas comentou a importância de se discutir sobre o tema para melhor decidir sobre todas as vertentes, olhando todos os pontos de vista.

Além disso, a parlamentar MARIA DOS REMÉDIOS MARTINS DE OLIVEIRA destacou que eventos festivos em geral dependem do uso de aparelhos de som (não necessariamente em alta frequência), e que o público jovem gosta de utilizar tais aparelhos, sendo necessário um maior debate acerca desse tema.

A fala da vereadora pode ser facilmente acessada pelo seguinte link, no período de tempo de 01h:17min a 01h:19min: https://www.youtube.com/watch?v=jYm3WN3DMS5E.

Ocorre que no dia seguinte ao da sessão, o parlamentar ANTÔNIO ITAMAR DE FREITAS ASSELINO, conhecimento popularmente como ""Carneirinho", promoveu, juntamente com o proprietário do site "Blog do Geraldo Andrade", matéria jornalística totalmente sensacionalista e distorcida acerca do posicionamento da parlamentar MARIA DOS REMÉDIOS MARTINS DE OLIVEIRA, diz um trecho da denúncia.

Segundo o denunciante a matéria quer fazer crer que a vereadora Maria dos Remédios Martins de Oliveira é contra os idosos, os autistas e as pessoas enfermas.

Conforme pode ser observado pelas imagens abaixo, as quais podem ser encontradas —no link https://www.blogdogeraldoandrade.com/2023/02/vereadorcarneirinho-e-contra.htmlá£.Y4ZWi8oRB4.whatsapp, o parlamentar Carneirinho promoveu matéria jornalística distorcendo completamente a fala da parlamentar Maria dos Remédios

Consta da mencionada matéria que a vereadora MARIA DOS REMÉDIOS MARTINS DE OLIVEIRA, em sua fala na sessão ordinária do dia 27 de fevereiro do corrente ano, "[...] deu a entender que não se preocupa com a situação dos idosos, autistas e portadores de doenças mentais [...]"" e que seria "[...] favorável aos paredões que são consideradosp rejudiciais à saúde, contrapondo a lei federal que regulamenta a atividade através dos órgãos competentes [...]".

Em entrevista dada ao referido site de notícias e rádio, o parlamentar Carneirinho disse ainda que é "a favor do som ambiente de qualquer casa comercial, churrascaria, casa noturna ou espetinho.

Tudo dentro de suas limitações de acordo com a lei federal. Sendo que o uso não prejudique nenhum comércio e a sobrevivência economia dos comerciantes. Mas sempre respeitando os idosos, os autistas, os portadores de doenças mentais, Alzheimer, entre outros. Como também sou totalmente contra a solta de fogos com estampidos, outra coisa que deveria ser proibido".

A denúncia diz que em entrevista dada ao Programa Comando Geral da Mais FM, 100.1, na data de 01/03/2023, além de repetir o discurso deturpado sobre a vereadora, o parlamentar Carneirinho ainda atacou a parlamentar Maria dos Remédios pelo simples fato de esta ter mudado seu posicionamento político acerca do atual Governo Municipal, algo perfeitamente admissível em uma democracia.

Além disso, o vereador representado fala sobre situações pessoais da vereadora Maria dos Remédios Martins, atingindo a honra da mesma, fazendo suposições e insinuações de que a mesma teria se vendido para a Prefeita Leninha.

-O vereador representado ainda aduz que a vereadora Maria dos Remédios possui "olhos de falsidade". O vereador chega ao absurdo ponto de falar que se casou com seu primeiro amor, fazendo uma "crítica" pessoal ao fato da vereadora Maria dos Remédios ter mais de um relacionamento amoroso, ingressando na seara pessoal da parlamentar, o que é inadmissível.

Fonte: Da Redação do Portal Nordeste

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais