Publicidade/DigiSat

IPVA 2023: Primeira parcela de pagamento para carros com placas de final 1 e 2 vence nesta sexta-feira (10) no RN

Valor pode ser parcelado em até sete vezes, mas tem desconto de 5% se for quitado em cota única, informou o governo.

Por g1 RN em 09/03/2023 às 21:05:50
Trânsito na BR-101, em Natal - Foto: Reprodução/SET-RN/Divulgação

Trânsito na BR-101, em Natal - Foto: Reprodução/SET-RN/Divulgação

Encerra nesta sexta-feira (10) o prazo para os proprietários de veículos com placas terminadas com números 1 ou 2, pagarem a cota única ou a primeira parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA 2023 - no Rio Grande do Norte.

Segundo o governo, há desconto de 5% para os contribuintes que quitarem o imposto em cota única, ou seja sem parcelamento.

A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) informa que é possível também dividir o total a ser quitado em até sete parcelas, nesse caso sem descontos. Após o prazo de pagamento, o valor é automaticamente ajustado, acrescido de juros e multas.

No Rio Grande do Norte, mais de 458 mil veículos estão aptos a pagar o tributo neste ano. O valor do IPVA tem como base de cálculo o preço constante na nota fiscal para veículos novos e, no caso dos usados, o parâmetro é a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que indica o valor venal do veículo no mercado potiguar. A alíquota vigente no estado é de 3% do valor do veículo.

As guias para pagamento deverão ser obtidas na internet e, mesmo após o vencimento, o documento será atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor total.

Como pagar

Os boletos para pagamento do imposto estão disponíveis no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). Ao acessar o endereço, basta informar a placa do veículo e o Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens e gerar a guia.

O calendário de pagamentos do IPVA 2023 segue até dezembro, com vencimentos pré-estabelecidos até junho, variando conforme a numeração final da placa dos veículos e alongando-se pelos meses subsequentes ao vencimento de acordo com a quantidade de parcelas escolhidas.

Estão isentos da taxação os veículos adquiridos há mais de dez anos, as motocicletas com potência inferior a 50 cilindradas e os veículos exclusivamente elétricos.

Desconto da Nota Potiguar

O boleto pode ainda ser gerado no aplicativo da Nota Potiguar para os contribuintes que são usuários do app e que têm o veículo cadastrado na plataforma. Em relação à Nota Potiguar, o subdiretor de Controle de IPVA da SET-RN, Ricardo Luiz Matias Pinheiro, informa que os usuários do aplicativo têm a chance de quitar o imposto com uma redução de até 15%.

Esse percentual de desconto é válido para aqueles usuários que destinaram a pontuação acumulada no ano passado ao IPVA e também pagarem o imposto em cota única. Se parcelado, a dedução será de até 10%.

"O contribuinte deve verificar o desconto oferecido pela Nota Potiguar na própria guia de pagamento. O valor total a ser pago já está com o desconto de até 10% calculado e relatado no boleto. Por isso, se quitar integralmente o total, o valor cai mais 5%, finalizando com uma redução de até 15%", explica.

Fonte: g1 RN

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais