Publicidade/DigiSat

Eduardo Bolsonaro usa matĂ©ria de 2022 para criticar preço da gasolina no governo Lula

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro apagou o tuĂ­te que criticava o valor da gasolina em março do ano passado. Naquela Ă©poca, o pai dele estava à frente do comando do paĂ­s

Por Francisco Artur em 07/03/2023 às 21:39:49
(crédito: Marcos Corrêa/PR)

(crédito: Marcos Corrêa/PR)

Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro usou uma matéria publicada pelo Correio em março de 2022 para criticar o preço da gasolina na gestão de Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT). A publicação do deputado federal pelo PL foi feita nesta terça-feira (7/3). Horas após a postagem, o filho de Jair Bolsonaro excluiu o tuĂ­te.

Confira a captura de tela da publicação:


Eduardo Bolsonaro usa matéria de 2022 do Correio para dizer que gasolina no governo Lula é cara (foto: Reprodução/Twitter @BolsonaroSP)

Alta nos combustĂ­veis

O contexto registrado na matéria do Correio era de volatilidade no mercado internacional de petróleo. À época, o mundo vivia incertezas causadas pelos primeiros meses da guerra entre RĂșssia e UcrĂąnia. Diante disso, havia um receio de escassez do óleo.

Com a redução da oferta, houve um movimento de alta no valor do petróleo. A commodity do tipo Brent girava em torno do US$ 100 o barril. Como parte da gasolina comercializada no Brasil pela PetrobrĂĄs é importada, a petroleira repassou para o consumidor os altos valores do mercado internacional.

Alta da gasolina e queda no petróleo

Embora o conflito entre russos e ucranianos esteja longe do fim, o cenĂĄrio de guerra não causa mais altas no mercado internacional de petróleo. Isso porque o óleo tipo Brent estĂĄ na casa dos US$ 80, nos Ășltimos meses.

A alta na gasolina e no etanol registrada na semana semana diz respeito à volta dos impostos federais sobre os combustĂ­veis. Isso ocorreu porque, no ano passado, às vésperas do perĂ­odo eleitoral, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro aprovou junto ao Congresso a desoneração no valor de combustĂ­veis. A medida, à época, foi justificada como uma forma de controlar a inflação.

Ou seja, a alta na gasolina — que Eduardo Bolsonaro tentou mostrar com uma publicação antiga — ocorreu por causa de uma retomada dos tributos. Procurado pelo Correio para comentar a publicação, o filho de Jair Bolsonaro não respondeu.

Fonte: Correio Braziliense

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

ComentĂĄrios

Publicidade/Armarinho Morais