Publicidade/DigiSat

Brasil recebe Porto Rico e pode garantir vaga no Mundial de basquete

Seleção entra em quadra às 19h30 desta quinta pelas Eliminatórias

Por Agência Brasil - Rio de Janeiro - Edição: Cláudia Soares Rodrigues em 22/02/2023 às 22:54:06
- Foto: Reprodução/Fiba/Divulgação

- Foto: Reprodução/Fiba/Divulgação

A seleção brasileira masculina pode carimbar na noite desta quinta-feira (23) o passaporte para a Copa do Mundo de Basquete 2023, competição que garante vagas à Olimpíada de Paris no ano que vem. O país enfrenta Porto Rico, às 19h30 (horário de Brasília), no Ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS), no primeiro dos dois jogos da última janela das eliminatórias para o Mundial. O outro será contra os Estados Unidos, no próximo domingo (26), às 21h10, no mesmo local. A vitória em qualquer um dos confrontos assegura a ida do Brasil ao Mundial.

Os três primeiros colocados na última janela das eliminatórias se classificam para a Copa do Mundo, programada para começar em 25 de agosto na Indonésia, Japão e Filipinas. O Brasil é o atual segundo colocado do Grupo F das eliminatórias, atrás apenas dos Estados Unidos (veja classificação abaixo). Se ganhar os dois confrontos em Santa Cruz do Sul, a seleção termina na liderança do Grupo F e levará vantagem no sorteio das chaves do Mundial.

Para Gustavo De Conti, técnico da seleção, o apoio da torcida será um incentivo a mais para a equipe conquistar a tão sonhada classificação.

"A equipe ganhou uma nova mentalidade após a Copa América, em setembro. Ali tivemos 22 dias de preparação, e os jogadores conseguiram entender a dinâmica. Fomos crescendo, chegamos ao vice-campeonato e na última janela, em novembro, fizemos dois grandes jogos contra EUA e México. Queremos seguir essa evolução, fomos muito bem recebidos em Santa Cruz do Sul e queremos devolver esse carinho", avaliou De Conti.

O treinador convocou 15 jogadores para a última janela das Eliminatórias. O grupo reúne desde atletas experientes que já competiram nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016 (Vitor Benite, Marcelinho Huertas e Rafael Hettsheimeir), como jogadores mais jovens como Yago Mateus, Georginho e Gui Santos.

A escalação para o embate contra Porto Rico, com 12 jogadores, será definida por De Conti momentos antes da partida. E quem não vê a hora do jogo começar é o ala/pivô Bruno Caboclo.

"Nosso time está confiante, treinando bem, se conhecendo cada vez melhor. E com vários atletas vivendo grande momento em seus clubes. Queremos muito essa vaga no Mundial para depois pensar na melhor preparação possível em busca da Olimpíada e medalha", projeta o atleta que joga atualmente no clube alemão Ratiopharm Ulm.

Classificação do Grupo F das Eliminatórias

1º - Estados Unidos - 8 vitórias - 2 derrotas

2º - Brasil - 7 vitórias - 3 derrotas

3º - Porto Rico - 6 vitórias - 4 derrotas

4º - México - 6 vitórias - 4 derrotas

5º - Uruguai - 5 vitórias - 5 derrotas

6º - Colômbia - 3 vitórias - 7 derrotas

Convocados da seleção brasileira

Armadores

Marcelinho Huertas - Tenerife-ESP

Yago dos Santos - Ratiopharm Ulm-ALE

Elinho Corazza - São Paulo

Alas/Armadores

George de Paula - SESI Franca

Vitor Benite - Gran Canaria-ESP

Gui Deodato - Flamengo

Alas

Léo Meindl - U-Banca-ROM

Guilherme Santos - Santa Cruz Warriors-EUA

Alas/pivôs

Gabriel Jaú - Flamengo

Wesley Castro - 123 Minas

Márcio Santos - SESI Franca

Bruno Caboclo - Ratiopharm Ulm-ALE

Rafael Mineiro - Flamengo

Pivôs

Rafael Hettsheimeir - Flamengo

Lucas Mariano - SESI Franca

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais