Publicidade/DigiSat

Lula e Janja deixam hotel e se mudam para o Pal√°cio da Alvorada

Após a posse presidencial, o presidente e a primeira-dama ficaram mais de um m√™s morando em hotel enquanto a resid√™ncia oficial passava por reformas

Por Correio Braziliense em 07/02/2023 às 05:33:18
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Bras)

(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Bras)

Nesta segunda-feira (6/2), o presidente Luiz In√°cio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, se mudaram para o Pal√°cio da Alvorada, moradia oficial do presidente da República. O casal passou mais de um m√™s, após a posse presidencial, morando em hotel no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, enquanto a resid√™ncia oficial passava por reforma e troca de móveis.

Logo após Lula assumir a Presid√™ncia da República, uma vistoria no Alvorada constatou a degradação no edifício, causada pela falta de manutenção nos últimos quatro anos. No espaço onde o presidente e a primeira-dama tradicionalmente moram, foram encontrados tapetes rasgados, infiltrações no teto, janelas quebradas, sof√°s danificados e obras de arte que deveriam estar nas paredes, mas foram retiradas.

Além disso, alguns móveis sumiram. No quarto presidencial, a cama não estava onde deveria estar. Em uma visita feita por Lula e Janja no início de janeiro, o casal encontrou no cômodo apenas um cofre, um cilindro de oxig√™nio e algumas poltronas. Com isso, o local precisou passar por algumas restaurações na estrutura e novo mobili√°rio precisou ser comprado, atrasando a mudança do presidente e da primeira-dama para o Alvorada.

Lula insatisfeito com a demora da reforma

A previsão inicial era de que as reformas durariam por volta de 20 dias, mas o processo atrasou devido à necessidade de comprar móveis novos para os dormitórios do Pal√°cio e, a nova estimativa era para que Lula e Janja se mudassem somente na segunda quinzena de fevereiro.

Esse transtorno deixou Lula insatisfeito, e o presidente passou a manifestar, inclusive publicamente, o desejo de sair do hotel em que estava hospedado com a primeira-dama. Na semana passada, por exemplo, o chefe do Executivo reclamou em um evento de assinatura de decretos que era um "sem casa, sem Pal√°cio".

"Eu quero dizer para voc√™s que, dentre todos voc√™s, eu sou o cidadão que mais deveria estar reclamando aqui. Ali√°s, eu nem deveria estar falando aqui no microfone do presidente. Eu deveria estar falando l√° naquele microfone do movimento social, para reivindicar do companheiro Rui Costa, nosso ministro-chefe da Casa Civil, a casa para o presidente da República morar. Pois eu ainda não estou morando numa casa. Eu estou morando no hotel. Eu, na verdade, sou um sem casa. Um sem Pal√°cio", afirmou Lula em 31 de janeiro.

Por conta do desagrado do presidente, a reforma foi acelerada, tornando possível a mudança dele e de Janja para esta segunda-feira (6/2).

Fonte: Correio Braziliense

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Coment√°rios

Publicidade/Armarinho Morais