Publicidade/DigiSat

Lula e Janja deixam hotel e se mudam para o Palácio da Alvorada

Após a posse presidencial, o presidente e a primeira-dama ficaram mais de um mês morando em hotel enquanto a residência oficial passava por reformas

Por Correio Braziliense em 07/02/2023 às 05:33:18
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Bras)

(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Bras)

Nesta segunda-feira (6/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, se mudaram para o Palácio da Alvorada, moradia oficial do presidente da República. O casal passou mais de um mês, após a posse presidencial, morando em hotel no Setor Hoteleiro Sul, em Brasília, enquanto a residência oficial passava por reforma e troca de móveis.

Logo após Lula assumir a Presidência da República, uma vistoria no Alvorada constatou a degradação no edifício, causada pela falta de manutenção nos últimos quatro anos. No espaço onde o presidente e a primeira-dama tradicionalmente moram, foram encontrados tapetes rasgados, infiltrações no teto, janelas quebradas, sofás danificados e obras de arte que deveriam estar nas paredes, mas foram retiradas.

Além disso, alguns móveis sumiram. No quarto presidencial, a cama não estava onde deveria estar. Em uma visita feita por Lula e Janja no início de janeiro, o casal encontrou no cômodo apenas um cofre, um cilindro de oxigênio e algumas poltronas. Com isso, o local precisou passar por algumas restaurações na estrutura e novo mobiliário precisou ser comprado, atrasando a mudança do presidente e da primeira-dama para o Alvorada.

Lula insatisfeito com a demora da reforma

A previsão inicial era de que as reformas durariam por volta de 20 dias, mas o processo atrasou devido à necessidade de comprar móveis novos para os dormitórios do Palácio e, a nova estimativa era para que Lula e Janja se mudassem somente na segunda quinzena de fevereiro.

Esse transtorno deixou Lula insatisfeito, e o presidente passou a manifestar, inclusive publicamente, o desejo de sair do hotel em que estava hospedado com a primeira-dama. Na semana passada, por exemplo, o chefe do Executivo reclamou em um evento de assinatura de decretos que era um "sem casa, sem Palácio".

"Eu quero dizer para vocês que, dentre todos vocês, eu sou o cidadão que mais deveria estar reclamando aqui. Aliás, eu nem deveria estar falando aqui no microfone do presidente. Eu deveria estar falando lá naquele microfone do movimento social, para reivindicar do companheiro Rui Costa, nosso ministro-chefe da Casa Civil, a casa para o presidente da República morar. Pois eu ainda não estou morando numa casa. Eu estou morando no hotel. Eu, na verdade, sou um sem casa. Um sem Palácio", afirmou Lula em 31 de janeiro.

Por conta do desagrado do presidente, a reforma foi acelerada, tornando possível a mudança dele e de Janja para esta segunda-feira (6/2).

Fonte: Correio Braziliense

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais