Publicidade/DigiSat

Arthur Lira √© reeleito para presid√™ncia da Câmara dos Deputados

Lira est√° em seu quarto mandato

Por Heloísa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Edição: Claudia Felczak em 01/02/2023 às 20:04:01
- Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

- Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi reeleito nesta quarta-feira (1¬ļ) para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados por 464 votos. O parlamentar ficar√° no comando da Casa pelos próximos dois anos.

Arthur Lira est√° em seu quarto mandato e foi o candidato a deputado federal mais votado de Alagoas nas eleições do ano passado. O parlamentar afirmou que, entre as prioridades de sua gestão, est√° a aprovação da reforma tribut√°ria.

No in√≠cio do discurso após confirmação da vitória, ele se emocionou ao falar do pai, o ex-senador Benedito de Lira, de 80 anos, que desmaiou durante a cerimônia de posse na manhã desta quarta. O ex-congressista e prefeito de Barra de São Miguel (AL) foi imediatamente atendido por socorristas da Câmara dos Deputados e est√° hospitalizado para realização de exames.

Lira afirmou que buscar√° construir uma relação com o Poder Executivo sem relação de subordinação, mas um pacto para aprimorar e avançar nas pol√≠ticas p√ļblicas, "a partir da escuta cuidadosa de opiniões e sugestões de nossas comissões".

"Podemos ter advers√°rios, mas não somos inimigos uns dos outros. Essa vai ser a tônica da Câmara nos próximos anos", disse. Lira também afirmou que, se eleito, não concordar√° "passivamente" com a invalidação dos atos, por recursos da minoria, em Tribunais Superiores.

O parlamentar contou com apoio de 20 partidos: PT, PCdoB, PV PL, União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, Podemos, PSC, PDT, PSB, Avante, Solidariedade, Pros, Patriota e PTB.

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) recebeu 21 votos. O deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) teve 19 votos. A votação ainda teve cinco votos em branco.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Coment√°rios

Publicidade/Armarinho Morais