Publicidade/DigiSat

Pipeiros recebem salário atrasado de novembro e retomam abastecimento em 30 cidades do Ceará

Abastecimento retorna e mais de 140 mil pessoas são beneficiadas.

Por g1 CE em 24/01/2023 às 11:57:29
Serviços dos pipeiros são retomados em pelo menos 30 cidades do Ceará. - Foto: Eduardo Aragão

Serviços dos pipeiros são retomados em pelo menos 30 cidades do Ceará. - Foto: Eduardo Aragão

A Operação Carro-Pipa retomou o abastecimento no Ceará. A distribuição de água estava suspensa desde dezembro, quando o Exército Brasileiro, responsável pela execução do programa, enviou comunicado aos pipeiros solicitando a interrupção do serviço por falta de verba.

De acordo o representante do Sindicato dos Pipeiros Eduardo Aragão, os pipeiros receberam os salários de novembro, liberando de forma gradativa, os trabalhadores a retomarem os serviços. O abastecimento volta para 30 cidades e mais de 140 mil pessoas são beneficiadas.

"Recebemos o pagamento total de novembro e ficou o mês de dezembro para nós recebermos nos próximos dias. Pipeiros estão retornando de forma gradativa em alguns municípios. Desde o último dia 13 de janeiro. Existem algumas cidades que não retornaram por conta do decreto municipal local que venceu. Mesmo assim com o retorno, mais de 140 mil pessoas são beneficiadas."

Distribuição de água

Segundo o Exército Brasileiro, a Operação Carro-Pipa entrega água para 1.038.122 de pessoas em 240 cidades do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

A operação acontece há 23 anos e atende a mais de 600 municípios, com a contratação de quase 4 mil pipeiros, em municípios com estado de calamidade ou emergência reconhecida pelo governo. São cerca de 42 mil postos de abastecimento.

O objetivo é dar apoio a atividades complementares de distribuição de água às populações atingidas pela seca em estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em março, 260 cidades ficaram sem abastecimento de água. Na ocasião, o governo federal informou que não era possível fazer os repasses integrais e regulares para a operação. No final de setembro, o programa foi paralisado por falta de recursos.

No Orçamento de 2021, havia previsão de R$ 670 milhões para o programa Carro-Pipa, mas R$ 500 milhões foram alocados em razão de restrições econômicas.

Fonte: g1 CE

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais