Publicidade/DigiSat

Brasil leva gol no fim, perde da Croácia nos pênaltis e dá adeus ao sonho do hexa na Copa do Mundo do Qatar.

Por Fonte: espn em 09/12/2022 às 15:24:42
Neymar lamenta em foto clicada em Croácia x Brasil nas quartas de final da Copa do Qatar EFE/EPA/Neil Hall - Justin Setterfield / Getty Images

Neymar lamenta em foto clicada em Croácia x Brasil nas quartas de final da Copa do Qatar EFE/EPA/Neil Hall - Justin Setterfield / Getty Images

O Brasil está fora da Copa do Mundo do Qatar.

Nesta sexta-feira, no estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan, a seleção brasileira empatou por 1 a 1 com a Croácia na prorrogação e, nos pênaltis, perdeu por 4 a 2.

Rodrygo e Marquinhos perderam suas cobranças.

Classificada, a Croácia aguarda Holanda ou Argentina.

Pênaltis; como foi?

Vlasic bateu e fez: Croácia 1 x 0 Brasil

Rodrygo bateu, e Livakovic pegou: Croácia 1 x 0 Brasil

Majer bateu e fez: Croácia 2 x 0 Brasil

Casemiro bateu e fez: Croácia 2 x 1 Brasil

Modric bateu e fez: Croácia 3 x 1 Brasil

Pedro bateu e fez: Croácia 3 x 2 Brasil

Orsic bateu e fez: Croácia 4 x 2 Brasil

Marquinhos bateu e acertou a trave: Croácia (classificada) 4 x 2 Brasil

O jogo

O primeiro tempo foi de pouca crição por parte das duas equipes. Com Casemiro muito sozinho à frente da defesa, o Brasil teve dificuldade para sair jogando. Enquanto isso, os croatas apostavam na velocidade de Perisic, que ganhou alguns duelos em cima de Éder Militão.

Para a equipe de Tite, Vinícius Júnior, após tabela com Richarlison, teve ótima chance para abrir o placar, mas a finalização parou no meio do caminho. Além disso, Livakovic ainda fez duas defesas tranquilas em chutes de Neymar. No fim, placar justo ao final dos 45 minutos iniciais: 0 a 0.

A etapa final começou diferente. Tanto Brasil quanto Croácia, mesmo que de maneira mais cuidadosa, passaram a se atirar um pouco mais ao ataque. Na chance mais clara de gol da partida, aos 9 minutos, Neymar recebeu em ótima condição pela esquerda e, de canhota, bateu em cima do goleiro Livakovic.

O arqueiro croata, herói contra o Japão nas oitavas, voltaria a aparecer aos 20 minutos, quando evitou o gol de Lucas Paquetá de maneira incrível após o brasileiro aparecer livre dentro da área. Pouco depois, novamente contra Neymar pelo lado esquerdo da grande área, Livakovic parou o camisa 10 ao sair abafando a finalização.

Aos 35, Paquetá levou a pior diante do goleiro de novo. Dessa vez, após chute rasteiro de primeira do camisa 7, Livakovic soltou, mas logo conseguiu ter o domínio da bola, levando a torcida brasileira atrás de seu gol ao desespero. Pressionada, a Croácia passou a aceitar o empate e optou por suportar a pressão.

A igualdade no placar permaneceria até o final do tempo regulamentar. Com isso, o Brasil voltaria a disputar uma prorrogação depois de 8 anos – na última vez, vitória nos pênaltis (3 a 2) sobre o Chile em 2014, no Mineirão lotado.

Com Antony pela direita e Rodrygo pela esquerda, a seleção brasileira conseguiu ser perigosa. Mas, no final do primeiro tempo da prorrogação, quem resolveu foi aquele que veste a 10 de Pelé nas costas. Aos 15 minutos, Neymar brigou pelo passe de Lucas Paquetá dentro da área, ganho do marcador, fugiu do goleiro croata e fez 1 a 0 no estádio Cidade da Educação.

Mas ainda era cedo para comemorar. Na etapa final, depois das mudanças do técnico Zlatko Dalic, a Croácia se lançou ao ataque e, aos 11 minutos, conseguiu buscar o improvável empate contra o time de Neymar e companhia. O Brasil ainda teria ótima chance com Casemiro nos acréscimos, mas o chute novamente pararia no goleiro Livakovic.

Nos pênaltis, derrota por 4 a 2 do Brasil para a Croácia.

Semifinal

O x volta a campo na terça-feira (13/12), às 16h00 (de Brasília), no estádio Lusail. O duelo será contra o vencedor de Holanda x Argentina.

O cara: Dominik Livakovic

Melhor em campo pela Croácia novamente. Pegou tudo no tempo regulamentar e ainda defendeu penalidade de Rodrygo.


Foi mal: Lucas Paquetá

O camisa 7 não conseguiu desempenhar nenhuma das funções atribuidas a ele durante a partida contra os croatas. Sumido no primeiro tempo, ficou muito distante de Casemiro e não conseguiu ajudar na saída de bola. Na etapa final, passou atuar mais próximo de Richarlison, quase como segundo atacante, durante a posse, mas perdeu algumas boas oportunidades para marcar.

81 jogos de Tite

No estádio Cidade da Educação, Tite chegou a 81 jogos pelo Brasil. Contando a partida desta noite, o técnico soma 60 vitórias, 15 empates e 6 derrotas à frente da equipe.

Thiago Silva faz história

O zagueiro da seleção atingiu uma marca bastante significativa nesta sexta-feira. O jogo contra a Croácia foi o 12º de Thiago Silva como capitão do Brasil em Copas. Com isso, ele superou Cadu e Dunga, que somam 11 partidas com a faixa em seus braços em Mundiais.

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais