Publicidade/DigiSat

De banda com Tim Maia à Jovem Guarda: Relembre a carreira de Erasmo Carlos

Por Francisco Marcos Pereira em 22/11/2022 às 16:19:43

Morreu nesta terça-feira, 22, aos 81 anos o cantor Erasmo Carlos. A causa da morte não foi informada pelos familiares, mas horas antes do falecimento, o compositor havia sido intubado no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro. Recentemente, o cantor havia recebido alta do mesmo hospital e comemorado a melhora em seu quadro de saúde após enfrentar uma infecção pulmonar. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório. Erasmo foi um dos grandes nomes da música nacional, ficando marcado por parcerias com Roberto Carlos e pela Jovem Guarda, sendo responsável por hits como Festa de Arromba e Minha Fama de Mau. Nascido em 1941 no Rio de Janeiro, Erasmo começou sua carreira musical em 1958, quando participou do grupo The Snakes, que tinha Tim Maia como integrante.

O compositor decidiu abandonar o nome de batismo, Erasmo Esteves, adotando o sobrenome Carlos como forma de homenagear Carlos Imperial, seu agente no início de carreira, e Roberto Carlos, que viria a se tornar um de seus grandes amigos e parceiros musicais. Já sob o nome de Erasmo Carlos, lançou o compacto O Terror dos Namorados, que obteve grande sucesso. Em 1965, lançou seu primeiro álbum de estúdio, chamado ‘Pescaria’. Ainda nos anos 60, Erasmo alcançou o sucesso nacional com a Jovem Guarda, programa lançado no Brasil onde, ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa, o compositor conquistou milhares de fãs. Em 1966, o ‘Tremendão’, como ficou conhecido, foi acusado de corrupção de menores, sendo posteriormente inocentado. Entretanto, entrou em crise e precisou da ajuda do amigo Roberto Carlos para se recuperar.

Ao longo de sua longa carreira, Erasmo acumulou mais de 643 gravações registradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), 682 músicas, mais de 800 composições 38 discos de estúdios gravados. Cinco dias antes de sua morte, Erasmo teve seu último trabalho reconhecido, recebendo o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa pelo disco “O Futuro Pertence À… Jovem Guarda“. Sua vida foi retratada no filme “Minha Fama de Mau”, onde Erasmo foi interpretado por Chay Suede. O longa foi lançado em 2019 e traz a história do cantor, passando por sua ascensão e pelos momentos difíceis de sua carreira. Outro ponto curioso da carreira de Erasmo é sua paixão pelo Vasco, que ficou eternizada em seu repertório com a canção ‘Nosso Vasco Campeão’. Em suas redes sociais, é possível ver registros do cantor usando o uniforme da equipe carioca.

Fonte: Jovem Pan

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais