Publicidade/DigiSat

Paraíba conta com 258 mil pequenos negócios, aponta Sebrae

Desse total, 197.938 negócios se caracterizam como Microempreendedor Individuais (MEIs), enquanto outros 60.500 são Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP)

Por Portal Correio em 03/11/2022 às 22:12:41

O mercado paraibano conta atualmente, conforme levantamento feito pelo Sebrae-PB, com base em dados da Receita Federal, o registro de 258.438 pequenos negócios atuando na economia de seu território. Desse total, 197.938 negócios se caracterizam como Microempreendedor Individuais (MEIs), enquanto outros 60.500 são Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Além de colaborar para o fortalecimento do empreendedorismo, os pequenos negócios que englobam as referidas categorias são responsáveis pela geração de mais de 80% do saldo de empregos na Paraíba.

De acordo com o diretor de administração e finanças do Sebrae-PB, Neto Franca, os números reforçam a importância dos pequenos negócios para a realidade econômica do estado, assim como o apoio prestado pelo Sebrae em visão do crescimento das empresas.

"Hoje é um dia muito especial porque se comemora em todo o país o dia da Micro e Pequena Empresa, segmento que é responsável pelo saldo de mais de 80% dos empregos gerados em nosso estado este ano. Isso é importante e o Sebrae contribui para essa realidade melhorando o ambiente de negócios, disponibilizando cursos, dando consultoria e treinamentos para auxiliar o planejamento dos empreendedores", disse.

Dados do Caged

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do saldo total de 17.233 novas oportunidades criadas ao longo deste ano no território paraibano, 14.388 é resultado da atuação das Micro e Pequenas Empresas (MPE).

Os dados têm como referência os meses de janeiro a agosto. Nesse mesmo período, as Médias e Grandes Empresas (MGE) geraram 2.430 empregos, enquanto a administração pública apresentou saldo negativo de 204 postos de trabalho e as contratações por pessoas físicas (CPF) resultaram em 619.

O setor de serviço foi responsável pela abertura de 7.007 novos postos, seguido pelos setores de construção (3.565), comércio (2.067) e indústria e transformação (1.440).

Fonte: Portal Correio

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais