Publicidade/DigiSat

TCU afirma que fiscalizou 3,1 mil urnas e não encontrou nenhuma irregularidade

Dados foram apresentados ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (27/10)

Por Luana Patriolino em 27/10/2022 às 22:00:20
(crédito: Júlia Eleutério/CB/DA Press)

(crédito: Júlia Eleutério/CB/DA Press)

O Tribunal de Contas da União (TCU) informou, nesta quinta-feira (27/10), que já fiscalizou 3,1 mil urnas eletrônicas e, até agora, não encontrou nenhuma irregularidade nas máquinas. Esse número representa 74,5% do total da amostra definida para o 1º turno das eleições. De acordo com a Corte, cerca de 4,5 milhões de informações foram comparadas e nenhuma divergência foi encontrada.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira pelo presidente do TCU, Bruno Dantas, em uma reunião com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A verificação faz parte da 5ª etapa da auditoria do sistema eletrônico de votação brasileiro.

Para o procedimento, são conferidas as seguintes informações, desdobradas por município, zona, seção, cargo, partido e candidato: quantidade de eleitores aptos; quantidade de votos nominais; quantidade de votos de legenda; quantidade de votos em branco; quantidade de votos nulos; quantidade total de votos por cargo; e quantidade de votos destinados a candidato ou legenda.

O TCU também afirmou que vai coletar boletins de urna nas seções eleitorais dos 26 estados e do Distrito Federal no próximo domingo (30/10) — data marcada para votação do segundo turno em todo país. O mesmo procedimento foi aplicado na primeira etapa do pleito. Segundo o TCU, cada auditor irá recolher dez boletins, totalizando 540 documentos.

O tribunal disse que irá disponibilizar uma equipe de plantão que receberá as informações e começará a checagem com os dados divulgados pelo TSE a partir das 19h de domingo.

Fonte: Correio Braziliense

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais