Publicidade/DigiSat

RelatĂłrio da OEA diz que 1Âș turno ocorreu com ordem e normalidade

Missão continuarĂĄ no Brasil para acompanhar o segundo turno

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Edição: Fábio Massalli em 04/10/2022 às 19:26:12
- Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

- Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou ontem (3) o relatório parcial do acompanhamento do primeiro turno das eleições. No documento, os observadores concluíram que as eleições ocorreram com ordem e normalidade.

"A missão saúda ao povo do Brasil, que compareceu a votar ontem, domingo [2], para expressar sua vontade de maneira pacífica e democrĂĄtica. Em um contexto de alta tensão e polarização, a cidadania brasileira demonstrou maturidade e compromisso cívico", afirmou a entidade.

No relatório, os observadores também apontaram os problemas encontrados pelos eleitores, que enfrentaram filas para votar em seções eleitorais de diversos estados. Foram visitadas 455 seções em 15 estados.

Os observadores relataram dificuldades na identificação de eleitores pela biometria e mesĂĄrios que pediram para que todos os eleitores assinassem o caderno de votação. Segundo a missão, a assinatura deveria ser colhida somente no caso de quem não tivesse registrado a biometria anteriormente ou quem teve dificuldade no reconhecimento.

"Os observadores da OEA reportaram desde os centros de votação uma grande afluĂȘncia de eleitores, a maior parte dos quais contava com informação sobre a localização de suas seções. Durante a tarde, 91% das seções observadas tinham longas filas de eleitores, alguns dos quais reportaram ter esperado por mais de duas horas para poder exercer o sufrĂĄgio", afirmou a entidade.

Ontem (2), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse que as filas podem ter sido causadas pelo acréscimo dos 7,5 milhões de eleitores que passaram a escolher um candidato e não votaram em branco ou nulo, a mudança que permitiu que o eleitor tenha um segundo a mais na tela de urna para confirmar o candidato de sua preferĂȘncia antes de confirmar o voto e falhas no reconhecimento da leitura biométrica.

Segundo o ministro, os problemas serão analisados para o segundo turno, que serĂĄ realizado no dia 30 de outubro.

A missão da OEA continuarĂĄ no Brasil e também farĂĄ o trabalho de observação no segundo turno.

A participação de observadores internacionais nas eleições, por meio de convite pelo TSE, foi utilizada em outros pleitos no país. Em 2018 e 2020, missões da OEA também acompanharam a realização da votação.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

ComentĂĄrios

Publicidade/Armarinho Morais