Publicidade/DigiSat

Fortaleza registra 0% de positividade em testes de Covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia

Os laboratórios da rede pública analisaram 590 amostras entre 13 e 19 de setembro, e todas deram negativo para coronavírus.

Por g1 CE em 21/09/2022 às 17:57:59
Fortaleza registra 0% de positividade em testes de Covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia. - Foto: Reprodução/TV Bahia

Fortaleza registra 0% de positividade em testes de Covid-19 pela primeira vez desde o início da pandemia. - Foto: Reprodução/TV Bahia

Fortaleza registrou 0% de positividade em testes de Covid-19 analisados por laboratórios da rede pública pela primeira vez desde o início da pandemia de coronavírus. Ao todo, 590 amostras foram analisadas entre 13 e 19 de setembro, e todas deram negativo para Sars-Cov-2.

?Os dados foram apresentados em um boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (20). O resultado foi obtido com base na positividade das amostras (RT-PCR) de fortalezenses. O período, na capital, registrou também nenhuma morte causada pelo vírus.

Para a secretária municipal saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, o resultado é um conjunto do esforço dos trabalhadores da saúde e da população: "O momento é de agradecer a todos que se engajaram entre o poder público e a sociedade civil, especialmente aos trabalhadores da saúde e ao SUS que uniram forças no enfrentamento da pandemia", comentou.

Já conforme o médico epidemiologista Antônio Lima, a vacinação foi um dos fatores importantes para a chegada deste resultado. "O aumento da testagem e da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias continuam sendo, junto com medidas não farmacológicas, as estratégias cruciais para consolidar o controle da doença", explicou o especialista.

O boletim da SMS informou ainda que o cenário atual é de circulação viral muito baixa, a menor desde o início da pandemia. "Dificilmente (sem um fato novo) a tendência será alterada ou revertida nas próximas semanas. Este ciclo epidêmico findou em meados de agosto", avaliou o documento.

Fonte: g1 CE

Comunicar erro
Publicidade/Eletrotech

Comentários

Publicidade/Armarinho Morais